terça-feira, 2 de abril de 2019

Nova onda de ténis “eco-friendly”

Bom dia, caros colegas!

Há uns dias surgiu a notícia de que a Adidas vai criar cerca de 11 milhões de pares de ténis com o plástico acumulado nos oceanos. Como a poluição é um tema muito abordado nas nossas aulas de Cultura Visual, achei por bem partilhar convosco esta informação (aqui de uma segunda fonte).

Na minha opinião, esta iniciativa é fascinante porque, em primeiro lugar, não é expectável criar ténis com plástico reciclado dos oceanos. Em segundo lugar, é importante ser uma marca tão influente como a Adidas, já que poderá influenciar outras marcas a seguirem o mesmo caminho. Mais fascinante ainda foi descobrir que, em 2018, já tinham produzido 5 milhões de pares com plástico reciclado e este ano propõem-se fazer mais do dobro.

Gil Steyaert, responsável pelas operações globais da marca, declara estarem interessados em melhorar a sua "performance ambiental" durante os processos de fabrico, uma ideia que desenvolve nos seguintes termos: “This includes the use of sustainable materials, the reduction of CO2 emissions and waste prevention. In 2018 alone, we saved more than 40 tons of plastic waste in our offices, retail stores, warehouses and distribution centers worldwide and replaced it with more sustainable solutions”. De facto, a Adidas está empenhada em usar somente poliéster reciclado em todos os produtos até pelo menos 2024, no sentido de tentar encontrar soluções para este tipo de poluição.



Por curiosidade, são necessárias em média 11 garrafas de plástico para fazer um par de ténis Adidas.

Obrigada por lerem e boa semana!

Ana Delgado nº 153187

1 comentário:

  1. É importante as grandes corporações envolverem-se com os problemas ambientais de um modo mais direto, sim. No entanto, não nos podemos esquecer de sublinhar que são estas mesmas empresas que têm vindo a destruir sistematicamente os ecossistemas naturais e humanos e continuam a fazê-lo promovendo o consumo e mantendo as suas fábricas em regiões onde exploram os trabalhadores. Este tipo de marketing chama-se "green washing"!

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