terça-feira, 2 de abril de 2019

Cultura de nicho ou ativismo visual?

No passado dia 17 de março, o clube Sport Lisboa e Benfica lançou uma campanha publicitária voltada para as famílias. Ao contrário do que seria de esperar, pelo menos da minha parte que detesto futebol, esta publicidade chamou-me a atenção e surpreendeu-me pela positiva.
Visando promover um produto chamado "Sócio família", o clube futebolístico lançou um vídeo promocional que espelha a diversidade de famílias que podemos encontrar na nossa sociedade. Usam o slogan «seja a família como for, o importante é haver amor. Se na tua família há amor pelo Benfica, adiram ao Sócio Família».


Habituados como estamos, grande parte das vezes, a ver o futebol como uma indústria virada, principalmente, para o homem ou, in extremis, para a família tradicional, podemos questionar-nos acerca desta publicidade: terá como objetivo desenvolver uma cultura de nicho ou, pelo contrário, uma forma de ativismo visual, inclusiva para todos? Na minha opinião, trata-se da segunda premissa. Uma publicidade que visa um espectro alargado da sociedade, a que todos, desde que haja amor, podem pertencer. E vocês? O que pensam?
Ricardo Falcato

1 comentário:

  1. Muito interessante este vídeo, Ricardo, grata pela partilha. De facto, as atitudes progressistas nas campanhas de marketing podem ter sempre (pelo menos) duas leituras, sendo que, num meio tradicionalmente conservador como o futebol (um dos três Fs do Estado Novo, nunca é demais relembrar!), é curioso ver esta abertura.

    ResponderEliminar