quinta-feira, 25 de abril de 2019

'Ways of Seeing', John Berger

Boa noite colegas.

Estando a rever a matéria para o teste de amanhã, lembrei-me de partilhar convosco o link do episódio 4 da série Ways of Seeing, de 1972. Curioso notar alguns pontos:

1) Como a publicidade não pretende vender um produto, mas uma forma de viver;

2) Como as nossas vidas serão  miseráveis devido à ilusão de falta/ausência criada pela publicidade;

3) Como a publicidade imita a arte dos séculos precedentes, nomeadamente a pintura a óleo, procurando criar credibilidade e um efeito de tangibilidade. Apesar das semelhanças entre a publicidade e a pintura a óleo aqui apontadas, convém ter em conta que, ao longo desta obra, John Berger nos chama também a atenção para as diferenças entre ambas — enquanto a pintura a óleo pretendia retratar a riqueza e os bens de quem a mandava fazer, a publicidade, por seu lado, mostra-nos, a nós consumidores, não aquilo que temos, mas o que deveríamos ter de forma a obtermos uma vida completa.

Boa sorte a tod@s amanhã.

Ricardo Falcato, 110789

1 comentário:

  1. Grata pelo resumo destes pontos-chave, Ricardo! (O link deste episódio está também no calendário e no sumário da aula em que o vimos...)

    ResponderEliminar