Aproximando-nos do fim de um semestre em que foi possível aprofundarmos o nosso conhecimento do mundo publicitário, acredito que já não seja surpresa para ninguém que existe uma forte diferença entre o que é apresentado ao público através das imagens da publicidade e o que é, de facto, o produto oferecido.
Neste sentido, o foco deste post serão os anúncios publicitários relativos a produtos alimentares. Os anúncios de comida com que as pessoas se cruzam diariamente, geralmente de fast food, contam com uma grande quantidade de truques que possibilitam a criação de imagens capazes de despertar o desejo dos consumidores. Evidentemente, trata-se de uma versão idealizada daquele que é o alimento real, tal como ilustra a seguinte imagem.
O vídeo que se segue retrata alguns dos principais truques utilizados para a concretização destas imagens. É possível ver o contraste entre a imagem real e a imagem comercial de cada um dos produtos alimentares representados, assim como todo o processo envolvido na criação da publicidade. A verdade é que não deixa de ser uma execução bastante curiosa e interessante.
Acredito que vídeos como este reforcem a necessidade de estarmos atentos ao mundo que nos rodeia e, principalmente, de questionarmos tudo o que vemos. É importante questionar e refletir sobre as imagens da cultura visual em que nos inserimos para evitar sermos alvo deste tipo de manipulações. Obrigado pela vossa atenção!
Daniel Bento - 151219
Sim, o facto de termos a noção de que há uma produção fictícia atrás da "tangibilidade" (evocando o J. Berger) dos produtos alimentares da publicidade pode ajudar-nos a reagir de um modo menos visceral, evitando comprar produtos de 'fast food'(resistindo à salivação que estas imagens apetecíveis produzem).
ResponderEliminarDeixo também aqui outros posts sobre esta mesma temática realizados este semestre
ResponderEliminarhttps://culturvisflul.blogspot.com/2019/02/afinal-imagem-nao-corresponde-tao.html?showComment=1557875754048#c8800637396147800612
https://culturvisflul.blogspot.com/2019/02/a-ilusao-como-diversao.html?showComment=1557876889651#c8965146971450178758