segunda-feira, 30 de maio de 2016

Consciência alternativa na indústria do algodão

Ao longo do semestre temos vindo a falar dos impactos ecológicos e humanos que surgem de seguir o modelo proposto pela narrativa do "Business as Usual" e dos modelos alternativos ao sistema neo-liberal. Neste sentido, partilho convosco um documentário que vi recentemente no National Geographic intitulado For the love of Fashion. Neste documentário Alexandra Cousteau tenta perceber como funciona a indústria do algodão e entender qual a viabilidade de apostar no algodão orgânico. 
Achei este documentário muito interessante dado que apela a uma reflexão sobre as "zonas invisíveis" do processo de produção, sobre as quais não costumamos reflectir ao comprar um produto. Alguns projectos interessantes apresentados neste documentário são o Berlin Ethical Fashion Show e a organização Textile Exchange.
Infelizmente não encontrei o documentário completo no youtube, mas encontrei este vídeo de 15 minutos que acaba por resumir o conteúdo principal do documentário. Fica a sugestão :)


Andreia Esteves nº 52016

1 comentário:

  1. Grata, Andreia. É bom saber que a consciência da mudança já se está a institucionalizar (no melhor sentido do termo). Talvez mais importante ainda seja diminuir o nosso ritmo de consumo e não continuar a viver de um modo pouco sustentável, qualquer que seja a origem dos produtos que escolhemos comprar.

    ResponderEliminar