Caros colegas e Professora, hoje, na aula de Inglês, vi este documentário bastante interessante sobre os circuitos contemporâneos do vestuário, antes de este nos chegar às mãos.
Este vídeo relaciona-se com os conteúdos que temos vindo a abordar ao longo deste semestre. Neste trailer, podemos assistir à exploração que está por detrás do mundo 'glamoroso' da moda, por outras palavras "the dark side of the moon".
A indústria da moda, tal como está estruturada na atualidade, tem por trás a exploração dos povos em vias de desenvolvimento a vários níveis: a nível económico, com ordenados miseráveis; a nível de saúde, com condições precárias, devido aos químicos e outros poluentes a que os trabalhadores estão sujeitos e que lhes causam várias doenças e até a morte; a nível ecológico, com a poluição que esta indústria espalha; a nível laboral, com as condições de trabalho ultrajantes.
E tudo isto porque? Porque somos uma sociedade consumista que só se interessa pelo seu próprio bem estar e pelo modo de vida a que estamos habituados, ou seja: comprar freneticamente coisas de que muitas vezes não precisamos, não resistindo aos baixos preços, sem nos lembrarmos dos efeitos perniciosos desta atitude; comprar apenas para satisfazer o nosso desejo de competir com os outros. Por outras palavras, assim, estamos todos a contribuir de forma ativa para a perpetuação e o aumento da miséria nos países em vias de desenvolvimento.
Será que podemos começar a ter uma atitude mais consciente relativamente a este problema ? Tal como abordamos na aula de hoje, a mudança de atitude tem de começar por nós mesmos, e não podemos ficar à espera de que as coisas mudem por si, pois isso nunca irá acontecer .
Maria Catarina Correia da Cruz Nº 52432
Grata pela partilha, Maria. O documentário parece ser bem interessante, sim, e aponta para a separação entre o mundo da produção e do consumo, de que fala Naomi Klein em 'No Logo' — só a pretensa ignorância dos consumidores ocidentais faz a máquina continuar a girar. Nós já sabemos. Vamos escolher diferente?
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