domingo, 29 de maio de 2016

Cola Cola = Felicidade

No início do anúncio, vemos um copo com coca cola e gelo (que nos lembra algo refrescante), a Coca-Cola está a transbordar do copo, acompanhada por um som que nos transmite abundância e que nos estimula o desejo de ter acesso táctil a algo ali disponível para nós. Para obter a tão desejada felicidade, vamos comprar. Assim inicia-se um jogo de palavras:
"Coca-Colacom gelo
gelo com amigos
amigos com histórias
histórias com Coca-Cola
Coca-Cola com música
música com loucura
loucura contigo
tu com Coca-Cola
Coca-Cola com sentimento
...
taste the feeling"
A Coca-Cola fica bem com todos os momentos da vida. Ela torna tudo especial e associa-se a todas as coisas boas que a vida oferece: as brincadeiras, as aventuras, as amizades, o divertimento, a loucura,  a energia vital, o amor, o primeiro beijo, o primeiro amor, a musica, ao "tu" e ao "eu".


Ela proporciona a felicidade e a intemporalidade, isto é, ao beber Coca-Colaestamos a beber a própria felicidade e esta pode ser contínua/intemporal desde que o ato de beber Coca-Cola seja contínuo. A vida das pessoas foi transformada, estão todos a sorrir e a viver o melhor da vida com a Coca-Cola, e não com outra bebida qualquer. É  a Coca-Cola que possibilita tudo o que é bom. A própria música canta "nothing can bring us down", assim não há limites para ser feliz, não há restrições com a Coca-Cola.

 É estabelecida uma relação do colectivo ao pessoal no texto verbal. Inicia-se com o "nós" direccionado para o "eu + amigos + Coca-Cola" para "nós", regressando a "mim" e Coca-Cola. Assim, nota-se que a marca pretende estabelecer uma relação com cada consumidor de forma particular para formar um colectivo.

As associações feitas ao longo do anúncio são uma espécie de percurso para afirmar que a Coca-Cola é todo o que desejamos, sendo a marca repetida várias vezes quer no texto verbal e quer no texto visual, reforçando o seu impacto os valores associados à mesma.

Ao longo do anúncio vemos pessoas jovens, bonitas/atraentes, de raça branca, sendo que a bebida não só se associa à felicidade mas também à vitalidade, direccionando-se para um público jovem que quer/deseja aproveitar a vida ao máximo. A marca vende a ideia de que todos queremos ser como os atores do anúncio — felizes, divertidos e bem-amados.

O vídeo acaba com a frase "Coca-Cola com sentimento" em destaque e depois surge uma rapariga a abraçar um rapaz (que pode ser a personificação do produto): ela está a "provar" o momento ("taste the feeling") proporcionado pelo seu papel de consumidora de Coca-Cola, como atesta a presença do logotipo da marca que ganha relevância e centralidade.
Jéssica Oliveira nº145636

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