Tivemos a oportunidade de analisar muitas destas estratégias ao longo do semestre.
Manipulação de produtos - criar um ideal mais apelativo e diferente do produto real
Promessa falsa de sabores naturais - exemplo das campanhas da Compal
Ideia de que o nossa aparência precisa de ser "melhorada" - o produto torna-nos iguais aos modelos da publicidade
O vídeo faz também referência a práticas e ideias já enraizadas na cultura, mas que, na verdade, constituem poderosas estratégias de marketing.
A publicidade associou os diamantes à ideia de eterno através do famoso slogan "Diamonds are forever". Esta associação leva a que muitos casais invistam em anéis de diamante sob a falsa ideia de que um anel de diamante equivale a um casamento eterno.
Pledge of Allegiance - muitas crianças recitam diariamente nas escolas dos EUA a "pledge of allegiance". Mais do que uma questão de patriotismo, esta prática teve como objetivo aumentar a venda de bandeiras, segundo os dados do vídeo, estima-se que 150 milhões de bandeiras dos EUA sejam vendidas todos os anos.
Diana Teixeira
Grata, Diana. Como podemos ver, estas questões referem-se sobretudo ao mercado dos EUA, que, na verdade, continua em parte a servir de modelo e a ditar as tendências para o resto do mundo. Estes 10 tópicos considerados ajudam-nos a desnaturalizar algumas questões e, quem sabe, a repensar o nosso modo de consumir. É bom ler etiquetas e, melhor ainda, compreender o que dizem, i.e. escondem...
ResponderEliminar