domingo, 15 de março de 2020

Williamson 5 + Case Study 4


“A person, [Penélope Cruz] (or rather, her image, what she signifies) is used as the binding symbol for a group of disparate things. She is the focus of their identity; so the difference between a perfume and a [mascara or a foundation] is dissolved while a distinction between that perfume and another by the same manufacturer [vide Emma Watson’s Trésor Midnight Rose] is emphasised. This shows to some extent the arbitrariness of groups of identity in advertising. Things of different kinds are given the same meaning here, while similar things, perfumes, are given separate images.”

Williamson, Judith. “A Currency of Signs”, Decoding Advertisements: Ideology and Meaning in Advertising. Marion Boyars, 2010, pp. 28.


De que modo se processa a naturalização da associação destas atrizes aos produtos por elas a/representados? (Consultem as páginas 29 e 30 de Williamson, sobre o objetivo correlativo) O que simboliza cada uma delas para vós?

















Fonte das imagens: Celebrity Endorsment Ads

2 comentários:

  1. Cada vez mais assistimos publicidade com celebridades. Esta ligação entre um produto e uma cara famosa na publicidade tornou-se tão comum que até é estranho não nos depararmos com algo assim nos anúncios publicitários televisivos por exemplo. Penso que esta estratégia seja uma tentativa de o/a consumidor(a), de alguma maneira, se relacionar com a celebridade (que pode ou não admirar): a tentativa de despertar uma certa confiança e segurança de si próprio/a, tal como a confiança da celebridade que está a promover o produto. Apesar de não existir uma correlação e similaridade entre o produto e a celebridade em si, o facto de a celebridade estar ao lado daquele produto, neste caso a Penélope Cruz ao lado da máscara e base nas imagens postadas, ela torna-se o objetivo correlativo da confiança. Mas como Judith Williamson afirma neste seu livro: "It is not the ad that evokes feeling, it simply invokes the idea of a feeling" (página 31). Esta ideia de que é preciso o tal produto para nos sentirmos como a celebridade que o promove, é despertada e é uma boa estratégia para seduzir as pessoas a comprar o produto, pois brinca com as emoções.
    No meu caso, como consumidora, talvez era capaz de comprar um produto associado não a uma celebridade qualquer, mas a uma celebridade com quem já me identifico. Apenas pelo simples facto de a celebridade que admiro estar naquele anúncio publicitário, já seria o suficiente para me convencer a comprar o produto.

    Patrícia Carmo 153919

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  2. Este conjunto de imagens relacionadas com a beleza e glamour visualizamos duas personagens , duas atrizes de renome ,a Penépole Cruz e Emma Watson onde dão a cara para produtos de cosmética .
    Portanto não é o rosto da figura que tem tamanha importância no anúncio mas sim a sua posicão num sistema de sinais ,a sua imagem é usada como um ponto de referência ,por outro lado a imagem de referência pode não ser conhecida por todos ,daí este produto se estar a dirigir para um determinado publico alvo .Este processo de anúncios utilizando figuras públicas incentiva o público a desejar ter uma vida similar á das figuras publicas ,é uma forma de se aproximarem da sua realidade ,visto que são detentoras de alguma visibilidade na sociedade .
    Segundo Judith Williamson, esta irá apresentar um exemplo comparando o anúncio de chanel nº5 apresentado por Chaterine Deneuve e o anúncio do perfume "babe" apresentado por Margaux Hemingway, onde esta se apresenta num fato de karaté e com o cabelo preso como um homem, significando assim uma novidade ,algo fora do comum como o femininsimo tradicional logo com mais valor,logo novo e fresco em relação aos outros perfumes .E aqui associo o exemplo de Judith Williamson com os exemplos aqui apresentados de Penépole Cruz coma a sua essência de beleza feminina clássica e Emma Watson com um visual pouco sensual ,mais masculino ,mas de certa forma arrojado .
    Eda Santos 153116

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