Outdoor junto à estação de Comboio e de Metro de Entrecampos. Fev. 2017.
“[In advertising colour] is the
basis for a connection or connections unstated by the verbal part of the ad,
and sometimes quite — apparently — irrelevant to it.”
Williamson, Judith. “A Currency of Signs”, Decoding Advertisements: Ideology and Meaning in Advertising.
Marion Boyars, 2010, pp. 20.
De que modo as conexões formais
(i.e., a nível do significante) estabelecidas pela cor nesta publicidade têm
leitura a nível do significado? Que sentidos são aqui ativados? Qual a relevância do contexto em que esta mensagem publicitária se situa para validar a narrativa implícita? Na construção da vossa hipótese interpretativa, considerem ainda o tamanho deste texto publicitário.
O produto desta publicidade é um carro da marca Renault de cor vermelha. Este carro por si só na publicidade não diferencia em nada de todos os outros carros já existentes e não tem significado por si só. No entanto, é o individuo vestido de vermelho a fazer o pino à beira de um precipício (faz parte de um sistema de signos já existente) que traduz significado de segurança para o carro, ou seja, o ato de comprar este carro específico é um ato de segurança.
ResponderEliminarEsta publicidade é em formato de Outdoor para mostrar a grandeza do carro.
Micaela Juravle 150629
A cor do carro está diretamente ligada à cor da roupa usada pela pessoa que se encontra a fazer o pino num lugar de risco, trazendo a ideia de aventura. Penso que o facto de a pessoa estar a agir de forma arriscada,vivendo intensamente, dialoga com a proposta da marca quando esta afirma que devemos começar a viver - "Stop watching, start living" - e quem vai permitir que comecemos a viver experimentando aventuras é o produto anunciado, o carro. Assim, ao objeto carro (significante), é atribuído um novo significado(aventura) para além daquele que já conhecemos, construindo, assim, um mito/fantasiaà volta do significante.
ResponderEliminarKarina Silva
Eliminar