"Your vision is so much more than seeing clearly", declara Cameron McCrodan nesta palestra em que propõe desconstruir o nosso conceito simplista de visão. Escolhi precisamente este tópico após a nossa discussão em sala de aula sobre a visão como uma performance que envolve dezassete competências complexas a nível neuronal em interação com a experiência individual moldada pelo contexto cultural em que nos inserimos.
Competências visuais avaliáveis por um optometrista (stills da palestra)
Tendo em conta que o sistema visual fornece 70% da informação sensorial com que lidamos no quotidiano, o desempenho de uma série de tarefas aparentemente simples (tal como a leitura/escrita ou a prática de desporto) é afetado por disfuncionalidades deste sistema, por exemplo a binocularidade (i.e., o alinhamento simultâneo dos planos espaciais) e o sistema de tracking (que também envolve a coordenação entre os dois olhos no processamento da informação visual).
Quadro relativo a problemas de leitura relacionados com sistema visual na idade de escolaridade
McCrodan deixa uma série de sintomas que podem indiciar problemas no desenvolvimento visual, algo que pode ser avaliado e trabalhado/corrigido em qualquer momento da vida (quem sabe por algum de nós).
Indícios de problemas de desenvolvimento visual
Sem comentários:
Enviar um comentário