“The referent is external to the
sign, whereas the signified is part of the sign. However the external ‘reality’
referred by the collection of signs in an advertisement is itself a
mythological system,[1]
another set of signs.”
Comente os excertos apresentados baseando a sua argumentação na análise do anúncio reproduzido. Sugiro que comece por fazer um esquema minimalista identificando a estrutura formal do anúncio — as caixas de texto e o contorno da(s) imagen(s). Tenha também atenção ao trocadilho presente no slogan desta campanha.
“Advertisements are constantly translating between
systems of meaning, and therefore constitute a vast meta-system where values
from different areas of our lives are made interchangeable.”
Williamson, Judith. “A Currency of Signs”, Decoding Advertisements: Ideology and Meaning in Advertising.
Marion Boyars, 2010, pp. 20 e 25.
Mupi, Metro de Lisboa. 10/03/2016
[1] No sentido barthesiano do termo, recordando que para Roland Barthes o
mito é um sistema simbólico de segunda ordem em que o sentido (significado) se
torna forma (significante) e a relação entre estes termos deixa de ser
arbitrária, passando a ser determinada por motivações ideológicas que são
escamoteadas, pois a contingência é apresentada como inevitabilidade. Vejam
Howells, “Semiotics”, p. 100-113.
Penso que este mupi pode estar na categoria de "Connecting the object and a person" indicada na p. 22 (A6).
ResponderEliminarPrimeiramente o slogan da MEO ("O mundo é MEO") faz referência à figura central do anúncio, Cristiano Ronaldo, que é, nada mais, nada menos, que o melhor jogador do Mundo. E que por acaso também é português. E é esta fibra de que os portugueses são feitos: de garra, coragem, talento, sucesso.
Sabemos que a forma do nosso planeta Terra, o nosso mundo, é redonda, tal como o estádio presente na imagem, como se Ronaldo fosse o centro do mundo e imaginamos milhares de pessoas a aplaudir e glorificar CR7. Que se encontra vestido com a cor vermelha e o símbolo de Portugal.
Esta "fibra" de que a MEO fala aparece representada como um pó mágico que é capaz de transformar qualquer um no melhor, tal como o pó mágico de Sininho no filme Peter Pan que faz todos voar e atingirem os céus.
No canto direito vemos "TV Ultra HD", "4K", que reforça ainda mais a ideia de topo. Vemos a escala em baixo do pó mágico, e Ronaldo está situado no número 400. A fibra da Meo sendo a melhor das melhores, o top dos tops. A pose do jogador comprova ainda mais esta ideia de sucesso, pois sabemos que a sua postura corporal só se apresenta desta forma quando consegue golear.
E ainda temos o bónus de puder ter 2 meses grátis! Como é anunciado no canto inferior esquerdo. Torna a compra ainda mais aliciante.
O que a Meo tenta vender é uma ideia de sermos Meo equivale a sermos os melhores do mundo, ser o centro, ser adorado por todos, ser o mais forte, o Maior! Quase como um "Deus" no centro do universo. Porque um verdadeiro português é Meo.
Toda esta ideia é engenhosamente encenada para nos transmitir a mensagem, uma relação direta imagem-produto, e nos levar a comprá-lo: "the product (…) creates its own world, an exaggerated reflection of itself" (p.22, 2º parágrafo, ll. 25-27), "(…) they are too full of coincidence to be real" (p. 23, ll. 13-14).
Nuno Dias
O Cristiano Ronaldo é, nessa publicidade em particular, o que Judith Williamson chama de “Referent System”. CR7 é considerado o melhor jogador de futebol do mundo e é português. Assim, a ideia que existe acerca do Cristiano Ronaldo é associada ao produto, também português e o melhor do mercado, estabelecendo o processo de “interchangeability” e criando um novo sistema. O Cristiano Ronaldo atribui significado e distinção à fibra ótica da MEO, ele transfere as suas qualidades como jogador de futebol ao produto. Se colocássemos uma pessoa desconhecida no lugar do CR7, a publicidade perderia todo o seu sentido.
ResponderEliminarA marca está a vender três tipos de fibras, com diferentes velocidades (100 Mbps, 400 Mbps e 200 Mbps). A forma como está disposta essa informação na composição faz lembrar um pódio e a melhor das fibras (a mais rápida) está situada no centro (em 1º lugar) assim como o Cristiano Ronaldo. O lugar onde o produto (real) está posicionado também é estratégico, pois a fibra substitui de alguma forma os pés do jogador.
A palavra ” fibra” pertence tanto ao referente (Cristiano Ronaldo) como ao produto (fibra ótica), existindo, por isso, um trocadilho. O que faz com que o trocadilho funcione e tenha um efeito positivo na publicidade é, mais uma vez, o facto de sabermos quem é o Cristiano Ronaldo e tudo o que ele representa.
Karina Silva