sábado, 28 de março de 2020

Como fazer esquemas

A capacidade de elaborar um esquema visual é importante, nomeadamente quando estudamos ou preparamos uma apresentação oral, seja num contexto académico ou laboral. O esquema terá sempre de partir de um resumo de informação pesquisada (a bibliografia é a base da pirâmide, analogia por mim usada várias vezes em sala de aula) que depois é organizado de modo a criarmos uma hierarquia visual que nos facilite o acesso à informação. Consultem este artigo sobre o processo de resumir e apresentar informação visualmente — "How to Summarize Information and Present it Visually", de Midori Nediger (que oferece diariamente cursos gratuitos online).

Um esquema é uma abordagem minimalista, pelo que não usamos frases completas, nem sinais de pontuação e evitamos certas categorias de palavras (como adjetivos e advérbios, por exemplo), procurando transmitir a informação do modo mais eficaz possível. Recordo que o objetivo do esquema que deverão enviar (em versão Word e PDF, por favor!) para o meu email (culturvis.flul@gmail.com), até ao dia 1 de abril , é ser convertido num poster. Deixo aqui alguns exemplos, o último dos quais (incluído na exposição de posters que tiveram oportunidade de ver no início deste mês, na Cafetaria da Biblioteca da FLUL) classificado com 20 valores!



Este ano, os vossos posters serão virtuais, pelo que sugiro comecem já a explorar ideias para os poderem materializar e apresentar neste suporte.

Sem comentários:

Enviar um comentário