terça-feira, 18 de outubro de 2016

Legado para o futuro

Pista para reflexão

A meu ver, para perceber a importância das últimas paginas do texto de J. Macy é necessário compreender em que contexto é que surge esta grande viragem, "the great turning".

A realidade da primeira história, "business as usual", está a ser interrompida pelo pessimismo e pelas más notícias da segunda, "great unravelling". É facilmente visível que o avanço tecnológico tornou as nossas vidas mais fáceis, e também mais facilmente controláveis, mas acabamos por ultrapassar os limites, usar recursos de modo indevido e cair no declínio. Isto faz-nos pensar que pertencemos ao grande descalabro desta segunda história.

Felizmente, é aqui que surge a terceira história, "the great turning", a grande viragem, que nos convida a agir, deixando a atitude conformista e tomar como certeza que a mudança é a única via de resolução deste conflito.
Levanto aqui uma questão: é possível mudar as estruturas da nossa sociedade sem marcar a diferença com ideias novas? Não, se nada de novo aparece, mais do mesmo será.
Então: o que posso eu fazer para mudar? Cada um de nós tem de perceber que para existir uma evolução saudável é necessário assumir que não temos só responsabilidade pessoal, mas também social, para com os outros e os seus feitos.
Temos de repensar a maneira como encaramos a situação global em que nos encontramos, está na nossa mão fazer escolhas diferentes. Às vezes, é necessário afastarmo-nos para ver as conexões e perceber o grande ponto da questão: somos nós que vamos deixar algo para as próximas gerações.

Ana Cláudia Alves

1 comentário:

  1. Grata pela sua leitura, Ana Cláudia! Sim, é este o momento de tomar as rédeas do planeta e decidir por ações que construam um futuro sustentável para o planeta Terra e todos os seus habitantes.

    ResponderEliminar