Na ultima aula falamos do film do Dziga Vertov, O Homem com a camera. Este film pode ser definido como um dos primeiros documentário social e também uma reflexão sobre o acto de filmar (porque e como filmar ?).
Isto recordou-me de um outro documentário sobre qual eu trabalhei o ano passado, em aula de cinema: À Propos de Nice (=Sobre Nice, cidade francesa muito rica do sul da Franca, muito turística) do Jean Vigo, um realizador Francês.
À Propos de Nice é um documentário que foi realizado em 1930 apenas um ano depois do film do Vertov.
De facto, o Jean Vigo decidi fazer este film depois de ter visto o do Vertov, que era mesmo avant-gardista pela a época. Vigo foi encantado pela esta nova visão e maneira de filmar a sociedade para fazer surgir os problemas que a gangrena.
Sao imagens sem comentários, com uma musica que pode as vezes orientar nossa interpretação daquelas imagens. Podemos falar de um documentário de montagem, porque a ordem das imagens é significativa para fazer surgir o seguinte problema: as desigualdades; a faça luminosa, encantadora da cidade com os turistas e a burguesia VS. a faça mais escura da cidade com os trabalhadores, os pobres, os marginais... que no entanto sabem bem como se divertir.
Achei interessante de partilhar este film convosco porque para mim é mesmo atual... Nada mudou tanto não é ?
(podem encontra-la no seguinte link:) https://www.youtube.com/watch?v=24Ti_8c6qjI
Alexandra Comnos, estudante Erasmus
Sem comentários:
Enviar um comentário