segunda-feira, 26 de maio de 2014

Sobre futebol, publicidade e patriotismo

Surgiram na última aula, a propósito de uma campanha publicitária que podem ver aqui, questões sobre o sentido de patriotismo e a sua associação i) a uma competição desportiva e ii) a uma marca de cerveja. Antes de mais, é curioso observar que, apesar de se ter apropriado dos sentimentos de amor à pátria e de símbolos nacionais (como as 5 quinas da bandeira de Portugal, que se tornaram o logo da marca), a Sagres pertence a uma grande corporação que obedece, antes de mais, ao princípio da maximização do lucro, seguindo a lógica da deslocalização (a companhia tem mais de 190 fábricas espalhadas por 70 países, de acordo com os números oficiais de 2007).
Deixo aqui diversas outras pistas de leitura, para quem quiser problematizar estas questões.

Em 1945, George Orwell, escreveu um artigo intitulado "The Sporting Spirit", em que analisa as competições desportivas como ritualizações do pendor bélico que caracteriza as relações internacionais. Aparte os comentários sexistas, parece-me uma análise muito válida da cena desportiva contemporânea. Veja-se o seguinte excerto:

"I am always amazed when I hear people saying that sport creates goodwill between the nations, and that if only the common peoples of the world could meet one another at football or cricket, they would have no inclination to meet on the battlefield. (...)   
Nearly all the sports practised nowadays are competitive. You play to win, and the game has little meaning unless you do your utmost to win. (...)  It is possible to play simply for the fun and exercise: but as soon as the question of prestige arises, as soon as you feel that you and some larger unit will be disgraced if you lose, the most savage combative instincts are aroused. (...)  At the international level sport is frankly mimic warfare. But the significant thing is not the behaviour of the players but the attitude of the spectators: and, behind the spectators, of the nations who work themselves into furies over these absurd contests, and seriously believe — at any rate for short periods — that running, jumping and kicking a ball are tests of national virtue. (...) 
Serious sport has nothing to do with fair play. It is bound up with hatred, jealousy, boastfulness, disregard of all rules and sadistic pleasure in witnessing violence: in other words it is war minus the shooting. (...) There cannot be much doubt that the whole thing is bound up with the rise of nationalism — that is, with the lunatic modern habit of identifying oneself with large power units and seeing everything in terms of competitive prestige."

Recomendo ainda a consulta de três entradas da Stanford Encyclopedia of Philosophy, um recurso bibliográfico valiosíssimo, sobre as seguintes temáticas:

1 comentário:

  1. Remeto a um comentário interessante deste ensaio de G. Orwell em http://mundofantasmo.blogspot.pt/2010/07/2277-george-orwell-e-o-futebol-2562010.html

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