Olá a todos!
A imagem deste anúncio francês fez-me pensar no
texto de Joanne Finkelstein, especificamente neste excerto: "Commercial entertainments and modern
advertising have constructed a globalized communication system crossing
linguistic, political, economic and cultural barriers (...) a number of
globally recognised signs and symbols have become absorbed into the vernacular.
This visual language of brand logos, familiar shapes and colours (...) provide[s]
points of recognition, even familiarity. The success of these globally
recognised signs has produced an audience of literate individuals trained in
the art of visual semiotics.”
Finkelstein, Joanna, The Art of Self-Invention: Image and Identity in Popular Visual
Culture, Advertising. Londres, J. B. Tauris, 2007. 151.
De facto, este anúncio é interessante pelo facto de
não recorrer de todo ao texto verbal. Em vez disso, serve-se de uma conjugação
de símbolos e cores que são familiares a um certo tipo de consumidores:
- o símbolo universal do WiFi, internet sem fios;
- a combinação de tons específicos de vermelho e dourado, associados ao restaurante McDonald's;
- as batatas fritas da McDonald's, um dos produtos mais conhecidos na marca.
Recorrendo apenas a estes três componentes,
espera-se que o consumidor consiga decifrar a mensagem publicitária implícita:
que os restaurantes McDonald's oferecem internet sem fios. A marca assume
que a maioria do seu público-alvo tem um nível de cultura visual que lhe
permite interpretar facilmente este anúncio. Porém, é fácil perceber que muitas
pessoas oriundas de contextos culturais, geográficos e etários diferentes (um
idoso, por exemplo, ou um habitante da Coreia do Norte) poderão não o
compreender de todo.
Rita Monteiro
Antes de mais, quero dizer que concordo contigo Rita. Aliás, venho aqui complementar a tua ideia com um excerto dum texto que li para outra cadeira. É do autor Adriano Duarte Rodrigues, da obra "Comunicação e Cultura - a experiência cultural na era da informação" (Editorial Presença, 1993).
ResponderEliminarPg. 27
"A comunicação (...) é uma relação fundamentalmente intersubjectiva; enraíza-se na experiência particular e singular dos interlocutores, fazendo apelo tanto à experiência individual como à experiência colectiva que entendem pôr em comum."
Com este pequeno excerto quero que se entenda o seguinte:
- comunicação só existe quando existe uma completa descodificação dos símbolos que a mensagem contém;
- essa descodificação só existe de acordo com a maior ou menor cultura visual que um indivíduo tenha; para tal, isso depende das suas experiências;
- assim, perante este cartaz do McDonald's + WiFi não será qualquer um que o possa entender, logo poderá não haver comunicação visual entre publicidade e receptor.
Espero que a minha ideia tenha sido clara. :)
Márcia Pereira
Rita, faço apenas notar que anúncio usa também texto verbal no canto inferior esquerdo e que, provavelmente, se destina a um público alvo dentro de uma faixa etária acostumada à internet.
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