domingo, 18 de maio de 2014

Curso de Verão / O som das narrativas


Programa
1. Apresentação do programa/matéria e considerações de ordem metodológica. Introdução à análise músico-literária e polimorfismo do som.
2. Exploração da matriz ocidental dos estudos músico-literários, em Platão, Aristóteles, Calvin Brown e Steven Paul Scher. Linguagem e música na perspectiva neurofisiológica, segundo a exegese crítica de Aniruddh D. Patel. Exemplos práticos da teoria.
3. Estéticas da Resistência em Lou Reed, The Raven e em Diamanda Galàs, The Mask of the Red Death, de Edgar Allan Poe. Análise critica e comparativa dos textos e contextos de Poe em cruzamento com a obra  dos autores contemporâneos.
4. Debussy, Pelléas et Mélisande e o “Théâtre de la Peur.” “The Devil in the Belfry” e “The House of Usher,” duas óperas inacabadas do compositor francês com libretos baseados na obra de Edgar Allan Poe. Influências do poeta norte-americano na música moderna erudita.
5. Spillane (1986), obra musical e multimédia do compositor John Zorn, baseada no imaginário da ficção detectivesca , nomeadamente nas hard-boiled novels de Mickey Spilane (Kiss me, deadly). Exploração das relações com o film noir e análise musical e textual das obras em apreço.
6. Paul Bowles e o som da guerra, em The Spider’s House, penúltimo romance do autor. Influências da música tradicional berbere na sua obra, bem como o papel de Brion Gysin no trabalho etnomusicológico decorrido em Marrocos. Exemplos práticos da teoria.
7. A Negritude na Ópera: Four Saints, de Gertrude Stein e Virgil Thomson (1934), Porgy and Bess, de George Gershwin e DuBose Heyward/Ira Gerschwin (1935), Denmark Vesey de Paul Bowles e Charles Henri Ford (1938). O papel da ópera afro-americana inventada por brancos e representada por negros no período áureo da modernidade americana.
8. Exploração da obra da compositora e multi-instrumentista Laurie Anderson, no contexto da música electrónica e dos projectos que desenvolveu para a NASA: “The End of the Moon.” Análise de textos jornalísticos, musicais, “biomitografias”, entrevistas, documentos videográficos com o objectivo de explorar a relação entre arte e ciência a partir da perspectiva músico-literária. 
9. Projecções para o futuro:  R. Murray Schaffer, Steven Feld e David Toop (Sound-Art e a Acústica do espaço e do ambiente). Conclusões e discussão do trabalho final.

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