quinta-feira, 22 de maio de 2014

Consumo colaborativo ou... as maravilhas da partilha!

Já falámos do consumo colaborativo como uma alternativa ao consumismo e a todos os seus malefícios. Podem ouvir uma entrevista sobre este modo de agir conduzida pela fundadora da plataforma "The Story of Stuff Project" aqui. 
Trata-se de fortalecer os elos comunitários — porque não telefonar a 3 bons amigos e perguntar se eles têm aquilo de que precisamos, antes de irmos a correr comprar mais coisas que nos enchem os armários? Mesmo que eles não tenham... é uma boa oportunidade para falarmos (ao vivo) com aqueles de quem gostamos ou de ativarmos as redes sociais mais amplas e pedir aos amigos para perguntarem aos amigos dos amigos se...
Por outro lado, a partilha aumenta o tempo de vida dos objetos e contribui para diminuir o impacto ambiental provocado pelo excesso de produção que afeta o planeta.
O ênfase desloca-se, pois, da aquisição de produtos para o acesso livre a bens e serviços, o que nos liberta do peso das coisas (sem falar do tempo que gastamos a comprá-las) e nos faz poupar recursos materiais e dinheiro (que podemos investir noutras áreas da nossa vida, como, por exemplo, em arte, donativos, comida biológica, viagens...).


 Imagem Diana V. Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário