quarta-feira, 15 de abril de 2015

The Lie We Live. Why I think this world should end - Prince EA.

Este pequeno vídeo, The lie we live, é uma reflexão sobre muitas temáticas que discutimos nas aulas.

O autor do vídeo diz-nos quais: "In the video I question our freedom, the education system, corporations, money, the American capitalist system, the US government, world collapse, the environment, climate change, genetically modified food, and our treatment of animals."

No final, o autor comenta estarmos todos de cara "enterrada" nos ecrãs e, desse modo, ficamos entretidos e distraídos, não vemos o que nos rodeia, vivendo, pois, numa mentira, numa ilusão. E, assim, não vemos para onde estamos a ir, não pensamos no futuro ou no que irá acontecer ao planeta, por exemplo.

E quantas vezes não estamos realmente todos com a cara "enterrada" no telemóvel, mesmo ao caminhar na rua, como mostra o vídeo? Ainda hoje recebi uma mensagem do moche que dizia que se eu pagasse coisa de dois euros e tal por mês, poderia ver televisão no telemóvel. O que é mais uma forma de lucro e de entretenimento, para nos colocar agarrados ao ecrã, como o autor do vídeo defende.





Também semelhante a este vídeo, "Why I think this world should end" do Prince EA (rapper e activista americano), faz um levantamento dos vários problemas do mundo actual, em apenas 4 minutos, entre os quais: poluição do ar e dos Oceanos, extinção dos animais, problemas com o sistema educativo, corrupção, problemas de comunicação e socialização, perda de valores, fast food e alimentos geneticamente modificados, política, racismo, discriminação religiosa, alienação causada pelas tecnologias, divinização do dinheiro, interesse/individualismo, sexismo e discriminação contra as mulheres através de critérios de beleza impossíveis e consumismo. Acaba com um apelo ao amor pelo próximo, compaixão, actos altruístas e ao agenciamento.  





Cristina Ribeiro. Nº 48510

1 comentário:

  1. Grata, Cristina, pela partilha, que considero muito válida (coloquei mesmo a etiqueta "Bibliografia" no seu post).
    De facto, é fulcral entendermos que vivemos uma época em que temos de escolher entre o sistema neoliberal ou a transformação da economia ao serviço dos homens e do planeta. "Be the change you want to see in the world" é uma citação do Gandi.

    ResponderEliminar