segunda-feira, 20 de abril de 2015

Anúncio da Super Bock

Deparei-me com este anúncio da Super Bock que representa a realidade actual dos jovens, onde reinam as novas tecnologias, penetrando na vida social e privada das pessoas ao ponto de converter dois amigos em estranhos. Há uma frase que gostaria de destacar: "Conversamos com o ecrã, rimos com as teclas e fazemos likes para enganar a saudade. Mas entre um não posso e outro, os grandes amigos vão-se tornando estranhos. O que é estranho…".
O anúncio denuncia um vício que nos consome, pelo deixo o apelo de que aproveitemos as amizades que temos.


Miriam Fernández Alves, 51278

6 comentários:

  1. Miriam, a publicidade procura identificar emoções coletivas (ou partilhadas por grupos alargados) e gerar discursos em torno disso, pelo que convém termos um pouco de distanciamento. A Super Bock não quer defender a amizade, quer apenas vender cerveja — "é tempo de pousar o telefone e levantar o copo", diz o anúncio a dado momento. É importante não esquecer.

    ResponderEliminar
  2. https://www.youtube.com/watch?v=ZfMUjzZ4hq4

    (Anúncio recente da Sagres)

    Neste anúncio da Sagres, que também está a passar agora na televisão, a lógica é a mesma do anúncio deste post, da Super Bock. Largar o telemóvel e beber uma cerveja. A frase do anúncio é: "Portugal, aqui convive-se." E, também se ouve no final, "somos chats à mesa, somos amigos ao vivo, somos Lol's em directo."

    Está aqui presente também uma relação de intertextualidade, pois o César Mourão e o Salvador Martinha, (comediantes portugueses conhecidos), são os protagonistas do anúncio, com o objectivo de assim introduzir o cómico. Também se introduz o cómico através da narrativa da publicidade, porque a personagem que está "ligada à máquina" (o telemóvel, embora pensemos ao início que seria a máquina do hospital), chama-se Zé, um nome comum para homens portugueses. E, também, pelo trocadilho da expressão "ligado à máquina".

    Uma das diferenças entre o anúncio da Sagres e o anúncio da Super Bock é que, a última, tem uma música e um ambiente geral da publicidade mais "sério" e desenvolve mais intensamente a ideia de convívio e amizade.

    A Sagres é apresentada também enquanto a solução do problema. O "Zé" larga imediatamente o telemóvel e o Facebook assim que lhe dão uma cerveja, ficando também mais descontraído, alegre, sorridente e rodeado de pessoas com quem conversa e convive, em oposição ao seu estado anterior. Antes de beber Sagres, o "Zé" estava sereno e sozinho, com o telemóvel. Está aqui presente também a ideia de que ele estava doente, "ligado à máquina", sendo que a Sagres o "curou". Os comediantes reforçam esta ideia dizendo que "ele está muito mal" e dizendo "sabes do que é que ele precisa?" e oferecendo, de seguida, a cerveja ao "Zé".

    Cristina Ribeiro. Nº48510.

    ResponderEliminar
  3. https://www.youtube.com/watch?v=O925jNVmpOQ

    (Anúncio da Durex)

    Outro anúncio que usa a mesma ideia de largar os telemóveis e conviver mais, para chamar à atenção para o seu produto. Ideia que está presente no trocadilho que dá nome ao anúncio (Durex. Turn off to turn on). Desta vez, não de uma marca de cerveja, mas de uma marca de preservativos, a Durex.

    Acho que é importante notar que nesta publicidade aparecem casais variados: heterosexuais; homosexuais; interraciais; um casal oriental e também casais com pessoas de várias idades. É claro que estes casais não existem, são actores, e isto é tudo encenado.

    Tanto a ideia de largar o telemóvel e estar mais tempo com o parceiro (a), como a variedade dos casais apresentados, como as histórias que vão sendo contadas enquanto um membro do casal fala com o outro e pede desculpa (sentimentalismo), são formas aqui utilizadas para que partilhemos este vídeo nas redes sociais, para lhe dar mais visibilidade, e para que fixemos a marca e compremos o seu produto.

    Também está aqui presente o uso de uma suposta autoridade reconhecida:"That’s why we partnered with Susie Lee, CEO of dating app company Siren Mobile, to see how we can put this to good use, and we are confident that what we have developed will improve the sex lives of millions of people around the world."

    E, no final do vídeo, temos uma referência ao Earth Day (evento mundial e anual que consiste em desligar todas as luzes desnecessárias durante uma hora, das 20h30 às 21h30, no último sábado de Março, como forma de demonstrar o nosso compromisso para com o planeta).

    Cristina Ribeiro. Nº48510.

    ResponderEliminar
  4. Grata por sublinhar uma estratégia de construção comum a estes anúncios, Cristina. A publicidade vai dialogando com tendências sociais (neste caso, a obsessão pelo ecrã) para construir a sua mensagem de modos cada vez mais inteligentes (recordemos que R. Sassatelli refere a colonização das crescentes competências de leitura dos consumidores por parte da indústria publicitária).
    Quanto à questão dos casais reais ou atores do segundo exemplo, fica a dúvida… Há muitas campanhas que usam "pessoas de verdade", como já vimos, e há muitas "pessoas de verdade" que querem tornar-se em figuras de campanhas… Será uma "fake grassroot campaign"?

    ResponderEliminar
  5. Gostava apenas de salientar que este anúncio também me despertou uma enorme atenção enquanto "andava pela casa" e a televisão me fazia "companhia".
    Boa estratégia por parte da Super Bock para captar a atenção dos telespectadores.
    Márcia Marques 49920

    ResponderEliminar
  6. Gostava apenas de salientar que este anúncio também me despertou uma enorme atenção enquanto "andava pela casa" e a televisão me fazia "companhia".
    Boa estratégia por parte da Super Bock para captar a atenção dos telespectadores.
    Márcia Marques 49920

    ResponderEliminar