sábado, 11 de abril de 2015

Sugestão de Filme - Easy Rider

Easy Rider, 1969
Realizado por Dustin Rikert e Dennis Hopper

Fala de dois "motoqueiros" viajantes ligados aos movimentos contra-culturais dos anos 1960. Aqui podem ver o retrato de uns E.U.A. onde existem pessoas com uma ideologia e uma forma de vida cimentadas, com a ilusão de viverem num país livre, onde tudo o que é exterior a essa forma de vida é vista como uma ameaça.

Desta maneira, os "motoqueiros", que vivem realmente em liberdade, sem estarem agarrados aos pressupostos culturais e ideológicos do país, são excluídos dele. Quero ainda destacar a personagem interpretada por Jack Nicholson, que traz em palavras uma forma diferente de ver o mundo, e é a figura que consegue, de forma racional, interpretar o que está a acontecer aos "riders".

Este filme surgiu numa altura em que havia grande negativismo em Hollywood, e vários filmes trouxeram uma violenta crítica a tudo o que estava a acontecer nos E.U.A.. São filmes do lado "negro" de Hollywood, onde a esperança contra-cultural dos anos 60 se tinha perdido. Questões como a superficialidade da sociedade, o consumismo, a guerra, o desejo de lucro apenas e até mesmo a questão do dinheiro já não ter referência de valor, ser apenas um agente omnipresente e artificial, foram levantadas por estes filmes. (Sobre esta questão do dinheiro ver: To Live and Die in L.A., 1985)


Rogério

1 comentário:

  1. Grata pela partilha, Rogério (e, por favor, assine com primeiro e último nome, está bem?). Acrescentei nome dos realizadores, para indicação do filme ficar mais completa.

    ResponderEliminar