segunda-feira, 20 de abril de 2015

POP ART - Andy Warhol

Boa noite,

Tendo em conta o conceito de Cultura de Consumo muito abordado nas aulas de Cultura Visual, achei relevante para o blogue uma referência à Pop Art, um dos movimentos mais importantes e influentes do século XX, que criticou a cultura de consumo do pós-guerra na década de 1960.
A Pop Art inspirava-se na cultura de massa/popular, usando temas e objetos do quotidiano em obras que refletem de maneira criativa e ácida os traços da sociedade de consumo. Um exemplo disso são as sopas Campbell’s, produzidas por Andy Warhol em 1962. No vídeo podemos observar a razão de uma simples lata, que representa impessoalidade, sendo produzida para o consumo de massa, ser considerada uma obra de arte e não publicidade.


Márcia Marques 49920

3 comentários:

  1. Os artistas Pop desconstroem o sistema capitalista e, provocadoramente, produzem arte que reproduz os objetos de desejo que circulam no mercado, através do discurso publicitário.O vídeo reflete ainda sobre a validação do estatuto de arte (realizada através de instituições como museus).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Professora, concordo plenamente! E considero que foi nesta época que se apercebeu que a sociedade tendia a ser cada vez mais virada para o consumismo, realidade essa que se vive até aos "nossos dias".
      Márcia Marques, 49920

      Eliminar
    2. Professora, concordo plenamente! E considero que foi nesta época que se apercebeu que a sociedade tendia a ser cada vez mais virada para o consumismo, realidade essa que se vive até aos "nossos dias".
      Márcia Marques, 49920

      Eliminar