terça-feira, 21 de abril de 2015

Prince EA - Can We Auto-Correct Humanity?

Deixo-vos com um vídeo sobre a era da tecnologia e os problemas que vêm da mesma: "Can we auto-correct humanity?" de um rapper e activista americano, o Prince EA. Este afirma que a tecnologia nos liga, mas na realidade afasta-nos e torna-nos mais egoístas ainda. Começa por nos dizer que uma pessoa comum gasta em média 4 anos da sua vida a olhar para o telemóvel.

É um repto para vivermos mais a vida, aproveitarmos os momentos quando acontecem e não fazermos o que muitas vezes fazemos, que é arruiná-los ao tentar preservá-los ao tirar fotos.

Muitas vezes, vamos a concertos e vemos pessoas que passam o tempo todo a filmar; às vezes olhamos e por cima das cabeças só se vêm câmaras no ar. Pagam o bilhete supostamente para aproveitar e ouvir a música, ver os artistas de que gostam ao vivo com os amigos e de repente o apoio do público ao músico desapareceu (os isqueiros e os braços no ar) e ninguém está a viver o momento. Isto, é um exemplo que eu vos deixo do quanto as tecnologias nos alienam, em vez de nos ligarem. Já o Prince EA, dá-nos um exemplo mais conhecido, o das fotos dos almoços e jantares que invadem o Facebook. 

É interessante notar como, por vezes, surgem este tipo de vídeos de "call for action" na internet. O que aqui se critica é o uso "errado" da tecnologia, enquanto que o Prince EA, usa-a exactamente para levar-nos a reflectir sobre esta temática e apelar à nossa capacidade de agenciamento. 



Cristina Ribeiro. Nº48510. 

3 comentários:

  1. Muito interessante esta peça de spoken word. Grata pela partilha e pelo alerta.

    ResponderEliminar
  2. Deparei-me com um vídeo que ilustra este problema de estarmos sempre agarrados às tecnologias, mesmo quando estamos juntos e em situações de socialização. É de notar que este vídeo foi publicado em 2013, há dois anos atrás, o que demonstra que esta alienação do que nos rodeia causada pelo uso excessivo das tecnologias não é recente.

    https://www.youtube.com/watch?t=79&v=OINa46HeWg8

    Cristina Ribeiro. Nº48510.

    ResponderEliminar
  3. Dois anos não é assim taaaanto tempo, Cristina :) De qualquer modo, a alienação causada pela constante ligação à rede é uma questão muito pertinente, sim, e que está já a ser usada pela indústria publicitária, como temos vindo a ver em posts recentes.

    ResponderEliminar