Um outro exemplo de naturalização dos papéis de género na publicidade. Os anúncios têm como público alvo as mulheres, pois são elas que consomem e fazem as compras, contudo o produto é para homens. Trata-se de um gel de banho para homens, o Old Spice.
As mulheres são aliciadas a comprar o Old Spice para que o seu marido possa cheirar como o actor musculado e rico do anúncio, já que não pode ser como ele. As publicidades jogam com o sentimento de frustração das mulheres para as levar a acreditar que o seu casamento e a sua vida pode melhorar se comprarem o Old Spice para o seu marido e que serão mais felizes se consumirem.
Também está aqui presente a questão da separação do mercado por género, pois trata-se de um gel de banho só para homens e os anúncios são construídos à volta da ideia de que é preciso este gel em específico para que o homem possa "cheirar a homem", porque não pode usar um gel de banho para mulheres.
É também interessante ver a frase que se encontra na descrição do vídeo, mostrando abertamente a manipulação dos sentimentos das mulheres - "We're not saying this body wash will make your man smell like a romantic millionaire jet fighter pilot, but we are insinuating it." (Não estamos a dizer que este gel de banho fará o seu homem cheirar como um piloto de aviões de combate romântico e milionário, mas estamos a insinuá-lo.)
Cristina Ribeiro, nº 48510.
Muito interessante a construção da masculinidade sensual e ligada ao mundo dos animais (cavalo branco) e da máquina (a mota vermelha), imagens que remetem para a fição romântica e aludem à fuga com o amado.
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