sexta-feira, 20 de março de 2015

Old Spice - The Man Your Man Could Smell Like

Um outro exemplo de naturalização dos papéis de género na publicidade. Os anúncios têm como público alvo as mulheres, pois são elas que consomem e fazem as compras, contudo o produto é para homens. Trata-se de um gel de banho para homens, o Old Spice. 

As mulheres são aliciadas a comprar o Old Spice para que o seu marido possa cheirar como o actor musculado e rico do anúncio, já que não pode ser como ele. As publicidades jogam com o sentimento de frustração das mulheres para as levar a acreditar que o seu casamento e a sua vida pode melhorar se comprarem o Old Spice para o seu marido e que serão mais felizes se consumirem.

Também está aqui presente a questão da separação do mercado por género, pois trata-se de um gel de banho só para homens e os anúncios são construídos à volta da ideia de que é preciso este gel em específico para que o homem possa "cheirar a homem", porque não pode usar um gel de banho para mulheres. 

É também interessante ver a frase que se encontra na descrição do vídeo, mostrando abertamente a manipulação dos sentimentos das mulheres - "We're not saying this body wash will make your man smell like a romantic millionaire jet fighter pilot, but we are insinuating it." (Não estamos a dizer que este gel de banho fará o seu homem cheirar como um piloto de aviões de combate romântico e milionário, mas estamos a insinuá-lo.) 
       







Cristina Ribeiro, nº 48510.

1 comentário:

  1. Muito interessante a construção da masculinidade sensual e ligada ao mundo dos animais (cavalo branco) e da máquina (a mota vermelha), imagens que remetem para a fição romântica e aludem à fuga com o amado.

    ResponderEliminar