quarta-feira, 1 de outubro de 2014

"One Decision"


Pessoalmente por vezes fico "saturada" por estar constantemente rodeada de anúncios publicitários - anúncios esses que estão sempre a "gritar" que necessito de alimentar o monstro do consumo. Fico "saturada" porque esses anúncios só sabem afirmar mentiras e influenciar pessoas. Os anúncios e publicidades estão em todo os lado, até mesmo em sites como o Youtube. Perseguem-nos como uma sombra. E será que esses anúncios nos ensinam alguma coisa? Posso afirmar que existem excepções. Consegui aceder a um anúncio que de facto me fez reflectir sobre algo que é importante. E acredito que é um anúncio que vale a pena ser visto. A verdade é que me ensinou algo e me fez reflectir sobre uma dura realidade que temos… 
Atenção, este texto não se enquadra no género publicitário, mas procura funcionar como uma campanha de consciencialização. Diana V. Almeida

- Marta Silva

4 comentários:

  1. Este anúncio não é a nenhuma publicidade... é diferente.
    ps: Quantas pessoas é que foram beber um copo de água a seguir a ver isto?

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  2. De facto, o exemplo sugerido pela Marta pode ser classificado como uma campanha de consciencialização, não uma campanha publicitária. Incomodam-me aqui os papéis de género — a mãe passiva e tola que deixa o bebé a torrar ao sol, enquanto se dedica ao consumismo, e os heróis masculinos ativos (reparem que já duas mulheres tinham visto o bebé anteriormente), que inclusive afastam a mãe do corpo do seu filho inanimado (ou morto, resta a ambiguidade).

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  3. De facto chocou-me o número de crianças que morrem nestas circunstâncias, mas sem dúvida o estereótipo da mãe consumista, fútil e descuidada dos seus deveres é ofensivo! Na realidade, estes casos ocorrem tanto com mães como com pais, e muitas vezes nas situações "piloto automático" em que frequentemente andamos derivado ao ritmo de vida que nos é exigido, em última análise causado pela sociedade de consumo em que vivemos. A mesma sociedade e ideologia de consumo, que é no entanto também directamente responsável pela escravatura infantil, conflitos armados pela obtenção de recursos que levam à morte de milhares senão milhões de crianças, tráfico humano, etc. tal como apresentado no filme "The Story of Stuff".

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  4. Exato, Sílvia, ou seja, esta campanha aponta para uma realidade chocante, mas, e a Cultura Visual ensina-nos isso mesmo, deve ser lida numa perspetiva mais ampla.

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