domingo, 12 de outubro de 2014

Carta Aberta aos Caloiros, de Teolinda Gersão


Chegou-me esta carta aberta da escritora Teolinda Gersão, que penso ser interessante fazer circular pelos meios académicos.
Lisboa, 4.10.2014
Caros Caloiros:

Certamente sabem que, na praxe coimbrã, mãe de todas as praxes, o caloiro é tradicionalmente  “o animal”. Como também julgo que sabem, segundo a lei n.º 69/2014, de 29 de agosto, no nosso país os animais passaram a estar protegidos de maus tratos, o que abrange qualquer tipo de coacção física: dor, sofrimento, privação de alimentos, abandono, mutilação ou morte. A pena mais pesada pode ir até aos dois anos de prisão efectiva.

Referindo-se a pessoas, legalmente protegidas desde logo pelos direitos humanos universalmente aceites, o conceito de maus tratos inclui obviamente também qualquer tipo de coerção ou violência psicológica.

O que me leva a pensar: Que fariam se um professor vos mandasse rastejar no chão ? De certeza que não obedeciam, e o professor  teria  problemas, e apanharia com razão um processo em cima.

No entanto, como se viu em imagens passadas na TV, submeter-se à  praxe pode significar  rastejar no chão, e a muito mais do que isso. Milhares de espectadores viram, como eu, imagens gravadas no Pátio da Universidade, em Coimbra, em que um grande grupo de caloiros, cercado por um grupo igualmente grande de não caloiros, recebeu ordens para se ajoelhar no chão, inclinar-se para a frente e baixar as calças. Dispenso-me de descrever a cena de humilhação e sadismo que aconteceu a seguir, e ficou registada nas imagens. No entanto, para muitos de vocês, aparentemente  nada é violento nem excessivo. A praxe é considerada intocável,  acima dos professores,  reitores, universidades,  instituições e até da lei, que assegura aos cidadãos  direitos, liberdades e garantias, que impedem qualquer tipo de violência e humilhação. No entanto, estranhamente, para vocês a praxe parece ter um poder incontestável  - embora ela não tenha qualquer validade jurídica, nem sequer obedeça a  princípios  racionais. Para começar, os  Duxes são os que andam  na Universidade há mais tempo, somando portanto mais matrículas. Para isso basta ter dinheiro para  pagar propinas  (embora eu deixe a pergunta se, em todos os casos, as propinas deles são realmente  pagas, e por quem).  Uma vez que há numerus clausus, deixo também a pergunta se eles não  tiram o lugar a outros estudantes, com mais capacidade de tirar um curso. Outra pergunta elementar me ocorre: É possível não haver prazo limite para frequentar a universidade? Esse tempo  pode ser ilimitado, quando  o ensino, como tudo o mais,  depende dos  impostos  que pagamos? Pelo menos até ao ano passado,  havia um dux que  há 24 anos que  somava matrículas, proeza heróica que gloriosamente o mantinha  no cargo. E também pergunto o que se passa  no caso de todos os outros duxes, porque o erário público é isso mesmo,um assunto público.

Mas o que mais me agride é que, na prática, vocês passaram a estar muito menos protegidos do que os animais, em sentido próprio. E a responsabilidade, em último caso, é vossa, porque se calam e consentem,  rejeitando ou ignorando a lei em que vivem.

Em situações de perigo ou de desastre, se as praxes descambarem em tragédia, não se espantem  se as instituições não funcionarem, se universidades, reitores, professores, polícia, tribunais, vos defenderem mal, já que vocês são os primeiros a não querer ser defendidos: consideram  que ninguém tem de saber nem de interferir no que acontece nas praxes,  juram a pés juntos que são  irrelevantes brincadeiras (o que só algumas vezes é verdade, mas está muito longe de ser sempre),  sublinham que são adultos, como se esse facto vos permitisse fugir à lei que se aplica a toda a gente.

Sendo  essa a vossa posição,  a opinião pública pouco mais pode fazer do que deixar-vos sós. Fica no entanto um alerta:  em caso de tudo correr mal, dir-se-á que  vocês lá estavam  por vontade própria, e  que, se lá estavam, não estivessem.

Mas dói-me pensar  que vocês pretendem ser descartados desta forma:  Se querem ser “animais”, com ou sem aspas, então sejam. Boa sorte.

Qualquer cão ou gato está muito mais protegido que vocês.

Teolinda Gersão

2 comentários:

  1. Ter uma discussão sóbria com uma pessoa que goste mesmo das praxes em relação a elas é impossível: "Tu não percebes, É tradição" é um argumento recorrente que faz lembrar as pessoas que defendem as touradas e outros tantos rituais macabros. "Todas as praxes são diferentes, nunca tiveste na minha" é outro, que faz lembrar os comunistas quando se lhes dá o exemplo de como esse sistema falhou na Rússia, China e Cuba mas eles dizem: Isso é porque não foi a MINHA versão de comunismo.
    A verdade é que a praxe é gritar barbaridades 80% do tempo, olhar para o chão 19% e dizer olá chamo-me bla sou de bla 1% do tempo (mas é óptimo para conhecer pessoas!).
    Estas pessoas precisam definitivamente de mais geometria e filosofia na sua vida.
    /rant
    -André Graça

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  2. Ou talvez precisem apenas de mais coragem...

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