Boa tarde,
Hoje venho partilhar algumas das minhas reflexões relativas ao último
capítulo de Way of Seeing, de J. Berger, analisado em aula (cap. 7) e relativas também à primeira parte de Introduction to
Multimodal Analysis.
A ideia que mais me chamou a atenção foi o facto de que a publicidade, ao
vender produtos que, supostamente, irão melhorar a vida de quem os compra,
rouba de certa forma a auto-confiança dos mesmos. A razão para isto é muito
simples. Ao pensarmos que é esse dado produto (independentemente de ser um
carro, peças de vestuário, perfumes, relógios, produtos de depilação) que nos
vai permitir atingir os nossos objectivos e, principalmente, a tão desejada
felicidade, ficamos então, completamente dependentes dele. Isto significa que
deixamos de confiar em nós como "agentes da felicidade" e como
indivíduos capazes de lutar pelos nossos sonhos, para nos tornarmos consumidores
cujo valor e capacidade de atingir o sucesso reside apenas na
aquisição do tal produto. O
autor explicita: "the publicity image steals her love of herself as she
is, and offers it back to her for the price of the
product" (número de página da citação?).
Esta ideia é, do mesmo
modo, acentuada na primeira parte de Introduction to
Multimodal Analysisno, no seguinte excerto: "through lifestyle magazines like
Cosmopolitan, advertisers have a vested interest in women seeing themselves as
powerful not through acting to change society but through buying products that
are loaded with the meaning of power" (número de página da citação?).
Assim, a face implícita da publicidade parece ser a de viciar as pessoas
na compra dos produtos miraculosos que lhes possibilitam o alcance da
felicidade plena, com o objectivo de lhes retirar a sua independência e confiança e de as prender ao
sistema capitalista fraudulento em que vivemos. Pessoalmente, considerei esta ideia muito relevante e CHOCANTE, no
sentido que nem sequer nos apercebemos destes métodos publicitário, responsáveis, efectivamente, pela diminuição da nossa felicidade e
auto-confiança.
E vocês, o que acham???José Miguel Pinto
Por isso vários autores dizem que a publicidade cumpre não só a função de alimentar a máquina de produção neoliberal (guiada pelo constante aumento do lucro) como também de controlar a população, cuja energia é desviada da esfera da ação política para a esfera do consumo.
ResponderEliminarClaro,eu concordo completamente que a publicidade rouba a nossa auto-confiança. Para mim, a publicidade é só constituída para isto - para baixar a nossa auto-estima e eleva-lá com compras de certos objectos.
ResponderEliminarPartilho a mesma opinião. Sem nos apercebermos a publicidade retira-nos a felicidade e auto-confiança. Quando pensamos "Boa! Vou ter este carro topo de gama e vou ser o maior" estamos a perder uma parte da nossa identidade. Acho que acabamos por nos tornar controlados e consumistas.
ResponderEliminarJessica Lemos