sábado, 23 de fevereiro de 2019

Ilusão publicitária

Boa tarde colegas,
Na aula de ontem foi discutido o modo como a publicidade utiliza as sensações primárias do ser humano para vender. Decidi escrever este post para falar mais um pouco sobre este assunto e sobre a maneira como somos enganados pela publicidade!
No mundo publicitário a linha entre o que é verdadeiro e falso é muito ténue. Temos consciência de que as ofertas publicitárias estão inseridas num mundo de faz-de-conta, em que todas as pessoas são maravilhosas e não existem problemas. Como sabemos isto é um universo utópico; no entanto, embora tenhamos consciência disso, continuamos a ser convencidos a comprar determinados produtos.
Porque que razão? As técnicas utilizadas na publicidade fazem com que inconscientemente o público tenha a necessidade de comprar o produto anunciado. Partilho convosco um vídeo de um anúncio já antigo (anos 1970) que mostra como o humor também é uma técnicas publicitária.


Já pensaram porque é este anúncio tão alegre e chamativo? Porque um dos maiores público-alvo da publicidade são as crianças. Toda a estrutura do anúncio se assemelha a desenhos animados, e o facto de a mensagem ser musicada também faz com que a criança fique cativada e queira aquele produto, pedindo aos pais para o comprar. Porém, se ouvirmos com atenção reparamos são dados exemplos de onde o produto poderá ser utilizado, explicando aos pais a razão de este produto ser uma boa opção de compra. Ou seja, num só anúncio são visados dois públicos-alvo.

Antes de terminar o meu post quero ainda compartilhar outros dois vídeos acerca de fotografia de alimentos, que mostram a diferença abismal entre o que é comido e o que vemos.


Na maioria dos anúncios a comida são utilizadas substâncias que nem sequer são comestíveis. Para mais, vale avpena relembrar que o marketing não está só na montagem das fotografias, mas também na época do ano em que as campanhas circulam. Já repararam que a publicidade a cervejas, gelados, comprimidos para emagrecer entre outras coisas só aparece no verão? E que os chás, perfumes, e chocolates são uma constante no inverno? Também isto é uma estratégia ligada ao desejo do ser humano e ao que este quer ser ou ter em cada altura do ano.

Obrigada por lerem e até quarta😊

Inês Fonseca 153674

1 comentário:

  1. Grata pela partilha, Inês. Interessante ver como a sua reflexão dialoga com o post anterior.

    ResponderEliminar