Na aula de ontem foi discutido o modo como a publicidade utiliza as sensações primárias do ser humano para vender. Decidi escrever este post para falar mais um
pouco sobre este assunto e sobre a maneira como somos enganados pela publicidade!
No mundo publicitário a linha entre o que é
verdadeiro e falso é muito ténue. Temos consciência de que as ofertas publicitárias estão
inseridas num mundo de faz-de-conta, em que todas as pessoas são maravilhosas e
não existem problemas. Como sabemos isto é um universo utópico; no entanto, embora tenhamos consciência disso, continuamos a ser convencidos a comprar determinados produtos.
Porque que razão? As técnicas
utilizadas na publicidade fazem com que inconscientemente o público tenha a
necessidade de comprar o produto anunciado. Partilho convosco um vídeo de um anúncio já antigo (anos 1970) que mostra como o humor também é uma técnicas publicitária.
Antes de terminar o meu post quero ainda compartilhar outros dois vídeos acerca de fotografia de alimentos, que mostram a diferença abismal entre o que é comido e o que vemos.
Na maioria dos anúncios a comida são
utilizadas substâncias que nem sequer são comestíveis. Para mais, vale avpena relembrar que o marketing não está só na montagem das fotografias, mas também na época do ano em que as campanhas circulam. Já repararam que a publicidade a cervejas, gelados,
comprimidos para emagrecer entre outras coisas só aparece no verão? E que os
chás, perfumes, e chocolates são uma constante no inverno? Também isto é uma
estratégia ligada ao desejo do ser humano e ao que este quer ser ou ter em cada
altura do ano.
Obrigada por lerem e até quarta😊
Inês Fonseca 153674
Grata pela partilha, Inês. Interessante ver como a sua reflexão dialoga com o post anterior.
ResponderEliminar