segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Marketing Multinível e Esquemas em Pirâmide

Olá colegas.
Trago aqui um vídeo do John Oliver sobre "Multilevel Marketing". O tema central são os esquemas em pirâmide e a maneira como algumas empresas promovem o recrutamento de distribuidores. Os esquemas em pirâmide são negócios em que o lucro advém do próprio negócio, isto é, o lucro acaba por vir dos distribuidores que se registam. Estas pessoas são induzidas em erro pelas empresas que optam por este esquema. São-lhes prometidas grandes recompensas monetárias, mas no fim a grande maioria acaba por não ganhar nada e por perder dinheiro. Estas empresas utilizam celebridades conhecidas para fazer com que todo o esquema pareça legítimo e para atrair a população, convencendo-a a registar-se. 
É um vídeo extremamente interessante, acompanhado pela comédia e pela ironia do John Oliver, de que espero que gostem. Espero também que percebam como estes esquemas operam; caso conheçam alguém envolvido, ajudem a abrir-lhe os olhos para a situação.
Deixo-vos o vídeo e um link explicativo do que são estes esquemas em pirâmide.



Fábio Meseiro
Nº 145790

1 comentário:

  1. Grata pela partilha, Fábio. De facto, estes esquemas de investimento são comuns a muitas empresas que vendem produtos mais ou menos dúbios e, como se vê, no programa de J. Oliver, pela intervenção apalhaçada e "trumpiana" (será que este adjetivo já existe) do nº1 de uma dessas companhias, o dinheiro é o valor máximo envolvido, independentemente de considerações éticas. Uma face negra do sistema neoliberal.

    ResponderEliminar