segunda-feira, 21 de novembro de 2016

FREECONOMY

"Imagine a world where we give because there is no other reason." 





Quero convidar-vos a conhecer o Mark Boyle, um activista irlandês, com formação na área da economia, responsável pela fundação da plataforma online Freeconomy Community. Devo dizer-vos que, para minha desagradável surpresa, não encontro hoje, ao fazer a pesquisa no Google, referências actuais a esta iniciativa - não sei o que se terá passado! Mas quero que fiquem com uma ideia do que se trata. 
O Mark Boyle estava empregado em Bristol, no Reino Unido, quando constatou o seguinte que o dinheiro nos separa, ou, nas suas palavras — "money creates a kind of disconnection between us and our actions". Decidiu então constituir a Freeconomy Community. Em que é que consiste esta comunidade? Trata-se de instituir uma dimensão de confiança e de partilha nas transacções que todos realizamos no nosso dia-a-dia. Na sociedade sem dinheiro idealizada pela Freeconomy existe confiança genuína entre dois agentes: quem procura um determinado serviço e quem presta um determinado serviço. Como tal, é uma economia movida pela prestação de tarefas num regime de troca — tu que és mecânico arranjas o meu carro e eu, que sou electricista, reparo o sistema eléctrico de tua casa, por exemplo.

Assim tem vivido Heidemarie Schwermer nos últimos 16 anos. Deixo-vos também o link de uma plataforma de economia sem dinheiro e ainda uma conferência TED do Mark Boyle, no Porto. Um dos seus livros já foi traduzido entre nós.

1 comentário:

  1. Grata pela partilha, alun@ mistério. É, de facto, incrível começarmos a ver como há já tantos milhares de pessoas empenhadas em construir um sistema radicalmente diferente em que a confiança não se baseia nas posses mas na possibilidade de criar dinâmicas comunitárias geradoras de (verdadeira) riqueza.

    ResponderEliminar