terça-feira, 29 de novembro de 2016

I Like Myself, America, and You Can't Stop Me!

Boa noite,

No outro dia encontrei este vídeo no YouTube e achei interessante partilhá-lo com vocês. Quinta Burson, uma atriz nos vídeos do BuzzFeed, conta-nos o motivo porque durante muito tempo não gostava de si própria, e comenta que mais tarde se apercebeu de que tal se devia ao discurso publicitário, tema que temos vindo a abordar nas nossas aulas.


Beatriz Fernandez, 145781

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Teaser


"Poder"

16|12|02


Ana Marques
Gonçalo Tavares
Nuno Soares
Sara Galveias


domingo, 27 de novembro de 2016

Teaser da publicidade "M1lhão"


A publicidade que o nosso grupo vai tratar utiliza elementos tradicionais como forma de persuadir o observador. Que valores falam mais alto na nossa sociedade? Será a publicidade capaz de nos fazer cantar?
Deixem todas as vossas apostas preparadas para a próxima sexta-feira dia 2!


Grupo
Ana Filipa
Fábio Meseiro
Jorge Filipe
João Quartilho
Kadir Pamuk

10 empresas que controlam as maiores marcas mundiais

Boa tarde.
Na última aula a professora mencionou o facto de haver poucas empresas que detêm várias marcas de produtos que vemos e consumimos no nosso dia-a-dia. Curiosamente, apareceu-me um post no Facebook sobre este assunto. A Oxfam criou esta imagem em que se vê estas 10 mega-empresas e as marcas que lhes estão associadas.


Podem ver a imagem em tamnho maior AQUI.

Deixo aqui um link onde podem obter mais informação sobre as receitas destas empresas no ano passado (2015).

Fábio Meseiro
Nº145790

Teaser


What does it mean to be human?

Cátia Pereira
Catarina Conde
Beatriz Fernandez
Ana Alves

sábado, 26 de novembro de 2016

Monopólios e preços

Boa noite colegas.

Há uns dias deparei-me com um vídeo que achei muito interessante, especialmente pelo tema que trata, sendo que se insere na matéria sobre a qual temos vindo a falar. Por essa razão decido postá-lo aqui para o verem.
Trata-se da crescente monopolização da indústria óptica nos Estados Unidos da América feita pela empresa LUXOTTICA, que controla os preços dos óculos de sol e dos óculos graduados. A este respeito, são significativas as palavras de Andrea Guerra (o CEO da empresa): "Everything is worth what people are ready to pay".


A todos um resto de bom fim-de-semana e até quarta-feira!

Ana Laura Dias, nº50542

O Sistema de Educação precisa de uma Revolução!

Boa tarde,
Na minha opinião, o Sistema de Educação em Portugal tem sido o mesmo desde o tempo do Marquês de Pombal. No caso do Reino Unido, pode-se dizer também que o modelo é o mesmo desde a época vitoriana.
A falta de atenção ao carácter único de cada aluno é evidente. O modelo de produção desde a Revolução Industrial espelha-se no Sistema de Educação.

O famoso rapper Prince EA fez um grande vídeo ativista sobre este mesmo problema!


Para quem ficare interessado em conhecer alternativas, convido-vos a ver um post sobre a Green School, de John Hardy, que publiquei no nosso blogue no ano passado.

Obrigada à professora Diana por lecionar esta disciplina fabulosa.

Carolina Mora (ex-aluna).

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Teaser: Tens garra?


TENS O MUNDO.

Alexandra Comnos
Alina Mansukhlal
Maria João
Youri Paiva

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Eduardo Galeano_tempo de viver sem medo

Boa noite, colegas.

Após as diversas reflexões acerca do nosso papel no mundo, deparei-me com este vídeo magnífico de Eduardo Galeano (escritor e jornalista uruguaio), que apresenta uma dissertação profunda sobre o significado de ser e de olhar.  Galeano realça o lado mais sensível do ser humano, apelando à consciencialização de cada indivíduo e à descoberta do seu papel e da sua posição no mundo em que se insere.

Sem querer estender-me muito, acho que é importante que percam (ou ganhem!) 9 minutos da vossa vida para ouvir as palavras deste sábio senhor. Certamente cada um de vós se  vai identificar com este discurso. Alarguemos, pois, os nossos horizontes de forma a criarmos novos caminhos.

Cumprimentos,
Ana Teresa, Nº 145793






segunda-feira, 21 de novembro de 2016

FREECONOMY

"Imagine a world where we give because there is no other reason." 





Quero convidar-vos a conhecer o Mark Boyle, um activista irlandês, com formação na área da economia, responsável pela fundação da plataforma online Freeconomy Community. Devo dizer-vos que, para minha desagradável surpresa, não encontro hoje, ao fazer a pesquisa no Google, referências actuais a esta iniciativa - não sei o que se terá passado! Mas quero que fiquem com uma ideia do que se trata. 
O Mark Boyle estava empregado em Bristol, no Reino Unido, quando constatou o seguinte que o dinheiro nos separa, ou, nas suas palavras — "money creates a kind of disconnection between us and our actions". Decidiu então constituir a Freeconomy Community. Em que é que consiste esta comunidade? Trata-se de instituir uma dimensão de confiança e de partilha nas transacções que todos realizamos no nosso dia-a-dia. Na sociedade sem dinheiro idealizada pela Freeconomy existe confiança genuína entre dois agentes: quem procura um determinado serviço e quem presta um determinado serviço. Como tal, é uma economia movida pela prestação de tarefas num regime de troca — tu que és mecânico arranjas o meu carro e eu, que sou electricista, reparo o sistema eléctrico de tua casa, por exemplo.

Assim tem vivido Heidemarie Schwermer nos últimos 16 anos. Deixo-vos também o link de uma plataforma de economia sem dinheiro e ainda uma conferência TED do Mark Boyle, no Porto. Um dos seus livros já foi traduzido entre nós.

Teaser - Find your Magic

Blanche DuBois (Vivien Leigh) em A Streetcar Named Desire (Elia Kazan, 1951)

A atitude da célebre personagem de Tennessee Williams não é diferente da atitude característica da publicidade. Explicaremos porquê e analisaremos um exemplo exacto daquela lógica no dia 30 de Novembro.

Tiago Silva
Luísa Silva
Ricardo Roseiro
Maria Madalena Vieira


terça-feira, 15 de novembro de 2016

BRIGADA DA FLUL

Caros colegas, segue o link do grupo de Facebook que criei para uma organização mais fácil do dia 8 de Dezembro, em que nos comprometemos com Sua Excelência Capitão Simão a limpar tutti frutti a partir da praia da Fonte da Telha!
Chama-se "BRIGADA DA FLUL" (o nome surgiu sob pressão, aceitam-se sugestões).
Fica também aqui o site da Brigada do Mar.
Peçam, por favor, para aderir ao grupo e eu considero aceitar-vos...
Merci d'avance,
Madalena.




domingo, 13 de novembro de 2016

PUBLICIDADE | Experiência Lipton

Olá! Numa das minhas visitas habituais a um blogue que acompanho, encontrei este anúncio da Lipton que me sensibilizou de um modo inesperado. Mesmo sabendo que o objetivo do discurso publicitário é o lucro, gostei da mensagem pura e honesta, que nos alerta para um tópico comum nos dias de hoje o uso constante do telemóvel.
Estamos tão concentrados neste pequeno aparelho que nos esquecemos que existe, de facto, um mundo à nossa volta que, muitas vezes, exige a nossa atenção. O vídeo mostra-nos que pequenos gestos podem fazer a diferença e que "os atos falam mais alto do que as palavras". Espero que gostem!


- Andreia Capelo, nº 146445

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Confessions of a Shopaholic - The Movie





Confessions of a Shopaholic é uma comédia romântica baseado no romance de Sophie Kinsella. Rebecca Bloomwood (insere o nome da actriz), para os amigos Becky Bloom, a protagonista, é uma jornalista com um vício enorme: é louca por compras. Becky gasta todas as suas finanças em roupas. Uma mulher cosmopolita que possui mais de dez cartões de créditos, progressivamente rejeitados, à medida que o filme decorre. Bloomwood perde o emprego e acaba por ir trabalhar para uma revista de finanças, como colunista. O filme segues as desventuras de Becky até que uma sequência de eventos humilhantes e constrangedores a leva a ingressar numa versão dos AA, os Shopaholic Anonymous. Durante todo o filme a protagonista é seguida por um cobrador de dívidas, Derek Smith (insere o nome do actor). A protagonista consegue uma catarse no final do filme, ao vender os seus bens supérfluos e ao pagar tudo o que deve, vingando-se do cobrador através de um esquema curioso (não quero aqui fazer um spoiler). 

Este filme dá-nos, sem dúvida, algo para reflectir, pois,  entre gargalhadas, chegamos à conclusão de que, de facto, acabamos por comprar mais do que devemos. De uma forma ligeira e bem humorada, o filme consegue fazer uma crítica pertinente e incisiva à sociedade de consumo, mostrando o que acontece a muitas famílias que se endividarem. 
Tal como James Elkins refere, em The Object Stares Back: On the Nature of Seeing, quando vamos às compras caçamos e somos caçados. Os outdoors e os cartazes espalhados pelas ruas conseguem provocar em muitos de nós um frenesim de compras, que nos soterram em coisas supérfluas. O filme ilustra na perfeição quanto nos sabotamos a nós próprios quando nos tornamos vítimas da publicidade. De facto, ao adquirirmos coisas que não são necessárias, acabamos por excluir aquilo que realmente importa. Uma mala, um casaco, uma noitada entre bares, muitas vezes custam apenas o suficiente para que, na longa caminhada até ao final do mês, já não possamos passar uma tarde com os amigos, ou até pagar alguma emergência. Qualquer filme pode ser entretenimento e ter uma lição. Por mais simples que um filme pareça, se escolhermos ver, em vez de olhar apenas, conseguimos sempre discernir nele algo de valor. Assim, espero que, caso decidam ver este filme, consigam também ver algo para além de uma simples comédia de Hollywood, e que partilhem o que o ecrã vos mostrou. Para terminar, deixo uma frame com uma citação da protagonista, que põe por palavras tudo aquilo que existe de errado com as comunidades consumistas.



FULL MOVIE HERE

Sara Meess, nrº47160

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Marketing Multinível e Esquemas em Pirâmide

Olá colegas.
Trago aqui um vídeo do John Oliver sobre "Multilevel Marketing". O tema central são os esquemas em pirâmide e a maneira como algumas empresas promovem o recrutamento de distribuidores. Os esquemas em pirâmide são negócios em que o lucro advém do próprio negócio, isto é, o lucro acaba por vir dos distribuidores que se registam. Estas pessoas são induzidas em erro pelas empresas que optam por este esquema. São-lhes prometidas grandes recompensas monetárias, mas no fim a grande maioria acaba por não ganhar nada e por perder dinheiro. Estas empresas utilizam celebridades conhecidas para fazer com que todo o esquema pareça legítimo e para atrair a população, convencendo-a a registar-se. 
É um vídeo extremamente interessante, acompanhado pela comédia e pela ironia do John Oliver, de que espero que gostem. Espero também que percebam como estes esquemas operam; caso conheçam alguém envolvido, ajudem a abrir-lhe os olhos para a situação.
Deixo-vos o vídeo e um link explicativo do que são estes esquemas em pirâmide.



Fábio Meseiro
Nº 145790

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

'Before the Flood'_documentário de L. DiCaprio

Boa noite colegas,

Venho aqui deixar-vos este maravilhoso documentário/filme Before the Flood, da National Geographic, feito pelo reconhecido actor Leonardo DiCaprio.
DiCaprio tem vindo a tornar-se cada vez mais consciente do que estamos (eu, tu, eles) a fazer ao nosso adorável planeta. Sempre que tem oportunidade, e quando não tem arranja (este é um bom exemplo!), faz chegar a sua mensagem ao maior número de pessoas possível. Aborda vários temas, como as mudanças climáticas, os resíduos tóxicos, o desperdício, etc.
Encontra-se nas tendências portuguesas do YouTube em 8º lugar e já conta com mais de 5 milhões de visualizações! Espero que a tua também conste. Não te vais arrepender de ''dar uma vista de olhos'' ou vais ignorar o que DiCaprio tem para te dizer?






                                                                                                 Ana Filipa Pereira nº 145780

terça-feira, 1 de novembro de 2016

NaNoWriMo

Novembro é mês de NaNoWriMo - National Novel Writing Month - e um dos projectos de escrita criativa mais giros que podem conhecer.
O objectivo é o seguinte, chegar a dia 31 de Novembro com 50,000 palavras escritas! É isso mesmo, se têm um história presa na vossa cabeça desde o início dos tempos ou não têm nenhuma mas querem dar asas à vossa imaginação, escrevam! O que importa é escrever sem parar! 
Abram as vossas páginas do Word, peguem nas vossas canetas e comecem, é hoje que o primeiro rascunho do vosso livro nasce; tudo o que precisam é de entusiasmo e vontade de escrever e quando se sentirem sem motivação vão receber nas vossas caixas de mensagens pep talks de vários autores de renome!
Qualquer um pode participar, visitem o site oficial (aqui) e descubram mais sobre a magia da escrita que acontece este mês; podem contar ainda com a página do grupo de portugueses no site acima referido,  não só serve para trocar ideias como ainda organizam meets em várias partes do país durante todo o mês porque ninguém está sozinho nesta jornada!
Já sabem, keep calm and write on.


Ana Rita Alves
nº53424