Os encontros marcados com os grupos de trabalho decorrem
no CEAUL (Centro de Estudos
Anglísticos da Universidade de Lisboa), de que sou investigadora.
Indicações para lá chegarem — partindo da livraria da faculdade, imaginem que
querem ir até à biblioteca; avançam por um corredor, descem dois lances de escadas,
mas, em vez de seguirem para a galeria de exposições (à vossa esquerda), vão em
frente e cortam à esquerda (num corredor paralelo ao da galeria); estarei à
vossa espera na terceira porta à direita.
Procurem ser pontuais, por favor. As reuniões
estão agendadas para durar cerca de 30 minutos, e se um dos grupos se atrasar,
vai afetar todos os colegas que deverão ser atendidos de seguida. Tenham em
consideração que a nossa turma é numerosa.
Devem levar: i) um conjunto de textos
publicitários, para podermos decidir em conjunto qual vai ser o vosso corpus
de análise; ii) a vossa agenda, para podermos marcar a data da apresentação
oral (caso só alguns dos membros do grupo possam comparecer, informem-se da
disponibilidade dos colegas, por favor).
Nunca é demais repetir que é suposto recorrerem a bibliografia
para o vosso trabalho: em primeiro lugar, aquela indicada
para a cadeira; em segundo lugar, obras que resultem da vossa pesquisa. Ou
seja, antes de mais, devem de ler os textos recomendados.
A vossa pesquisa vai servir para melhor lerem o texto
publicitário por vós escolhido, tanto a componente visual como a
componente verbal, na sua interação. Convirá também atentarem a fatores
contextuais — qual o público alvo; onde surgiu o anúncio; é uma campanha
feita em vários suportes simultaneamente (imprensa, televisão, mupies); remete
para outros universos textuais (links para sites, página de Facebook), etc.
O resultado da vossa leitura tem ser esquematizado, de
modo a poder ser apresentado num poster, que deverá também conter uma
reprodução do texto publicitário em análise. No dia da apresentação, devem
levar uma primeira versão do poster, que servirá de base à vossa apresentação oral e será depois comentada
pelos colegas e por mim, de modo a poder ser aperfeiçoada. A versão final do
poster será ser entregue no dia do teste (em que também devem levar uma
listagem das vossas postagens no blogue, recordo).
O poster deve contemplar uma componente estética, a nível
da composição, pois, com a ajuda de alguns de vós, gostaria de organizar uma exposição,
na galeria da biblioteca, no primeiro semestre de 2013-2014, como sucedeu já
com anteriores turmas de Cultura Visual.
Pelo menos uma semana antes da vossa apresentação oral,
devem disponibilizar no blogue
o texto publicitário que escolheram
analisar e alguma informação sobre o vosso trabalho. Assim, os colegas poderão
começar a interagir criticamente com o vosso trabalho, o que certamente vos
ajudará, tanto a melhorar a vossa leitura, como a fazer uma apresentação mais
participada (caso o interesse dos colegas tenha sido previamente provocado).
Trata-se de usar as estratégias de marketing
para bons fins ;)
Ao longo deste processo estou disponível para dialogarmos e para esclarecer quaisquer
dúvidas que surjam. Podemos marcar mais encontros (terça estou na faculdade das
8 às 20h) e/ou falarmos por email.
Por fim, gostaria de deixar uma reflexão sobre o espírito
do trabalho de grupo. Vocês estão
num processo de aprendizagem para virem a integrar a nossa comunidade de modo
mais efetivo e esclarecido; pelo menos, assim quero crer, quando penso na
missão da universidade. Uma das mais importantes competências de um/a cidadão é
saber escutar, respeitar e dialogar com
a diferença — é, pois, fundamental cada um/a fazer ouvir a sua voz e o
grupo receber os diferentes contributos, integrando-os. Por outro lado,
participar implica também assumir a
responsabilidade pela sua parte no trabalho — ou seja, para sermos ouvidos
e os nossos contributos serem reconhecidos como válidos, temos de escolher uma
atitude empenhada. Assim, será possível o trabalho realizado ser
verdadeiramente de grupo e não apenas o resultado do esforço de alguns ou da
demissão de outros, face à tarefa do pensamento
crítico e à inspiração da criatividade.
Sem comentários:
Enviar um comentário