A propósito da temática abordada durante as aulas, considerei pertinente e bastante interessante a partilha de uma notícia que saiu ontem no suplemento P3, do Público — "Vamos substituir a publicidade por arte clássica?".
A proposta da artista Etienne Lavie é substituir os anúncios publicitários com que nos deparamos diariamente por obras marcantes do período clássico. Pretende divulgar a cultura clássica, utilizando os pontos estratégicos antes ocupados com publicidade, numa clara mensagem contra o consumismo exacerbado. Esta iniciativa já ocorreu em Paris e em Milão e o nome do projecto é OMG who stole my adds. Fica ainda a página da artista.
Joana Pimentel
Muito interessante, sem dúvida, a ideia de reclamar o espaço público como lugar de cultura e não de comércio. Semelhante à ideia de António Jorge Gonçalves, entre nós, como sugeriu uma colega num post anterior. No entanto, o facto de E. Lavie recorrer a imagens clássicas e usar outdoors gigantes aumenta ainda o impacto da ideia.
ResponderEliminar