Tendo em conta o Capítulo 3 , "Tudo Alternativo: O mercado juvenil e o marketing do estilo cool", da obra No Logo, de Naomi Klein, que foi debatido na última aula, acho oportuno partilhar este pequeno documentário. Aborda a questão da reinvenção do público alvo por parte das indústrias da moda e da música, referindo que passou a ser composto especialmente por adolescentes com poder de compra. Demonstra também a forma como o consumo é fundamental no processo de construção das subculturas e, em última instância, na construção da identidade individual.
Este vídeo faz parte de uma série de curtos documentários, realizados por Don Letts, sobre as subculturas do Reino Unido, nos anos 1980 e 1990. Se ficaram curiosos e quiserem ver os restantes, encontram-se disponíveis no Youtube.
Publicado por: Sara Amaral
Muito bom, Sara, grata por acrescentar esta perspetiva europeia à nossa visão, que tem sido sobretudo centrada na América do Norte (EUA e Canadá).
ResponderEliminarCuriosa a asserção de que os jovens das classes mais baixas têm apenas a roupa como modo de construir uma identidade diferenciada (vs. posses materiais várias que caracterizam as pessoas de grupos sociais mais privilegiados). Interessante ainda ver o interesse dos meios de comunicação em capitalizar estes "trends" (dos Teddy Boys, aos Punks, passando pelos Rockers) — não só associando-os à instabilidade social (o medo é um sentimento que serve o poder), como também reificando estas escolhas, que serão captadas pelas empresas comerciais.
Estive a pesquisar um pouco e descobri o seguinte sobre esta série de pequenos documentários — foram realizados com o patrocínio da marca Fred Perry (http://www.fredperry.com/), que se associa a eventos musicais (a página inicial do site tem vídeos de artistas de diversas tendências, desde reggae a indie) e links para entrevistas com DJs famosos. A marca associa-se à Amy Winehouse Foundation, criada para prevenir consumo de drogas e ajudar jovens a realizar seu potencial.
ResponderEliminarO cabeçalho do site, tem os seguintes links — Men, Women, Kids, Footwear, Accesories, Heritage, Music, Social, Sales. Em Music surge a referência ao documentário Subculture, a concertos patrocinados e concursos organizados pela marca; são ainda apresentadas diversas notícias sobre música.
Vide Naomi Klein — marcas vendem ideias, mais do que produtos!