terça-feira, 26 de março de 2019

'We Believe the Best Man Can Be'

Boa noite colegas,

Penso que muitos de vós já viram esta publicidade, contudo decidi mesmo assim partilhá-la, visto que a considero oportuna no momento e no mundo que vivemos, hoje.

A Gillette, uma marca conhecida por todos nós, lançou no início deste ano, 2019, uma publicidade que vai totalmente contra aquilo que, infelizmente, estamos habituados a ver. Numa brincadeira com o seu slogan “The Best Man can Get” a marca decidiu promover, no seu aniversário de trinta anos, o fim da masculinidade tóxica. É verdade, felizmente, nem todas as marcas contribuem para perpetuar comportamentos negativos, que não só prejudicam mulheres, como também os próprios homens.
Em baixo, encontra-se, pois, a fantástica publicidade, que nos demonstra como os próprios homens devem e podem acabar com o seu comportamento violento.

Como temos visto, todas as marcas promovem, mais do que um produto, um estilo de vida, refletindo e, em simultâneo, moldando os valores dos seus consumidores. Neste caso, é ver como a marca arrisca as suas próprias vendas ao fazer uma publicidade tão diferente, que afronta diretamente os comportamentos machistas.

Porém, apesar de ser uma boa publicidade, o objetivo da venda permanece, pois foi revelado que, afinal, mais de 50% dos consumidores dos produtos da Gillette são mulheres! Então esta camapnha publicidade está a tentar acabar com a masculinidade tóxica ou a vender o ideal de homem que a mulher, que normalmente faz as compras para a família, sonha ter?

É interessante ver como o discurso publicitário tem realmente o poder de moldar a forma como todos nós olhamos para e agimos sobre o mundo. Mas o que estará efetivamente por detrás de campanhas como esta, que procuram gerar polémica e, assim, mais publicidade gratuita? É chocante, e todavia importante, compreendermos que até mesmo num anúncio tão ativista como este há sempre uma razão subjacente menos nobre — aumentar as vendas e o lucro da companhia.

Até quarta, bom estudo e boas reflexões,
Micaela Henriques Nº153621

1 comentário:

  1. Grata pela sua reflexão, Micaela. A campanha é excelente, sim, até porque são os homens afro-americanos que (maioritariamente) põem fim aos comportamentos violentos. Curioso é pensarmos como o discurso publicitário se apropriou da ética e age como motor de consciencialização, num mundo ocidental desprovido de referências.

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