quarta-feira, 30 de março de 2016

Campanha "Desligue" - Turismo do Alentejo

Boa noite Professora e Colegas,

tenho observado esta publicidade nos mupis do metro. Enquadra-se numa campanha que procura promover o lado mais calmo e apelativo do Alentejo, contrastando-o com o stress associado às cidades.  É uma campanha que se dirige e apela diretamente ao público que utiliza transportes públicos frequentemente, através de expressões como "desligue dos mares de gente" ou "desligue dos picas". Esta campanha dirige-se a um público abrangente, não só aos adultos que frequentam as "reuniões de condomínio", mas também aos jovens que são mostrados a praticar desporto, como o surf e a canoagem. A campanha utiliza uma ligação aparentemente contraditória entre o texto visual que procura mostrar o que é o Alentejo e o texto verbal, por exemplo, na publicidade em que se diz "desligue dos mares de gente" a imagem de fundo é o mar, e na que diz "desligue das reuniões de condomínio" a imagem de fundo é de um conjunto de ovelhas "reunidas".
 Acredito que já tenha captado a atenção de muitos de vós.

Diana Teixeira
51945








2 comentários:

  1. De facto, essas imagens paracem incentivar as pessoas a trocar a azáfama da cidade por um sítio mais calmo. Há como que a necessidade de nos refugiarmos na pureza que o Alentejo nos transmite, de voltar à "tradição", algo que nos identifique.

    Ana Costa (nº52019).

    ResponderEliminar
  2. Grata pela partilha, Diana. Por acaso, e apesar da minha atenção constante à publicidade (como sabem), esta campanha passou-me ao lado. Interessante o modo como é construída, sublinhado pela sua análise. De facto, o espaço urbano é desgastante e temos mesmo de recarregar baterias na natureza, de quando em quando.

    ResponderEliminar