tenho observado esta publicidade nos mupis do metro. Enquadra-se numa campanha que procura promover o lado mais calmo e apelativo do Alentejo, contrastando-o com o stress associado às cidades. É uma campanha que se dirige e apela diretamente ao público que utiliza transportes públicos frequentemente, através de expressões como "desligue dos mares de gente" ou "desligue dos picas". Esta campanha dirige-se a um público abrangente, não só aos adultos que frequentam as "reuniões de condomínio", mas também aos jovens que são mostrados a praticar desporto, como o surf e a canoagem. A campanha utiliza uma ligação aparentemente contraditória entre o texto visual que procura mostrar o que é o Alentejo e o texto verbal, por exemplo, na publicidade em que se diz "desligue dos mares de gente" a imagem de fundo é o mar, e na que diz "desligue das reuniões de condomínio" a imagem de fundo é de um conjunto de ovelhas "reunidas".
Acredito que já tenha captado a atenção de muitos de vós.
Diana Teixeira
51945
De facto, essas imagens paracem incentivar as pessoas a trocar a azáfama da cidade por um sítio mais calmo. Há como que a necessidade de nos refugiarmos na pureza que o Alentejo nos transmite, de voltar à "tradição", algo que nos identifique.
ResponderEliminarAna Costa (nº52019).
Grata pela partilha, Diana. Por acaso, e apesar da minha atenção constante à publicidade (como sabem), esta campanha passou-me ao lado. Interessante o modo como é construída, sublinhado pela sua análise. De facto, o espaço urbano é desgastante e temos mesmo de recarregar baterias na natureza, de quando em quando.
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