Caros colegas.
Deixo - vos, nesta plataforma, um vídeo de publicidade à marca Pantene.
Este vídeo vem de encontro do que temos referidos nas aulas: existe a apresentação de uma narrativa, típica característica da publicidade.
Durante a visualização deixamo-nos levar pela enredo que nos é apresentado, vemos o cabelo da rapariga sempre muito "presente", mas, ao mesmo tempo, sem nos apercebermos da importância conferida a essa detalhe.
Tudo se tornará claro no final, por isso, vejam!
Bom fim-de-semana,
Ana Costa (nº52019).
É, realmente, um exemplo do que temos vindo a discutir em aula. Se adquirirmos o produto isso irá trazer-nos sucesso, felicidade e a inveja dos outros - muito claro durante o vídeo. Tudo muda magicamente por ela ter um cabelo longo e sedoso, que quase dá vontade de tocar.
ResponderEliminarCarolina Moreira, nº 52026
Gostava de conseguir ler a mensagem que surge no final do vídeo. Alguém sabe russo para traduzir? É interessante também notar outros dados — esta menina foi criada pela avó (vs. pais); desde criança que é solitária e alvo de comentários depreciativos dos seus pares (a falta de solidariedade entre mulheres é um mito patriarcal com séculos, que, na prática, evita a coligação de um grupo oprimido, o que poderia trazer problemas ao poder instituído); o modelo de competitividade é apresentado como o único para validar sonhos (será mesmo assim?).
ResponderEliminar"O Sonho comanda a vida"
ResponderEliminarNão podemos ficar apenas pelos sonhos, temos de ir à luta e acreditar que somos capazes, mesmo quando encontramos a inveja e a maldade pelo caminho. Esta menina sonhava em ser uma bailarina e a sua vontade foi tão poderosa que nada a fez desistir, e por isso venceu.
Nem prestei grande importância ao cabelo e ao champô Pantene, mas sim ao seu carácter de lutadora por algo em que acredita e a faz mais feliz.