Venho falar-vos de uma campanha que achei surpreendente e muito bem conseguida. O nome da mesma é "Free the Kids", e, embora à primeira vista pareça alertar-nos para um problema muito mais grave (trabalho infantil), o assunto é bem mais leve. Deixo-vos o vídeo para não estragar a surpresa.
É isso mesmo. A marca por detrás deste trabalho é a Persil e a iniciativa chama-se "Dirt is Good" (Sujo é Bom). Nesta campanha as crianças dos nossos dias são comparadas a prisioneiros, por passarem demasiado tempo fechadas num espaço interior. A metáfora, embora agressiva, parece-me de grande eficácia. Uma publicidade que apela ao nosso lado emotivo tem, na maior parte das vezes, sucesso. A mim surpreendeu-me a audácia da Persil, e a vocês? Acham que foi uma jogada demasiado arriscada?
Diogo Pires, n52055
Grata pela partilha, Diogo. Interessante o paralelismo estabelecido entre as prisões e as escolas (ambas instituições disciplinárias, segundo o Foucault). Curioso é o facto de este tipo de questões estruturais serem apropriadas pelos discurso publicitário, que contribui, como sabemos, para perpetuar o sistema neoliberal...
ResponderEliminar