terça-feira, 19 de dezembro de 2017

O pulsar da rede

Olá colegas!
Com o fim do semestre cada vez mais próximo, decidi publicar no nosso blogue um gif que tenho guardado no meu computador há já algum tempo. Encontrei-o pela primeira vez na plataforma social Reddit, tendo-o achado fascinante. Acho que também acaba por fechar um ciclo, não apenas pessoal - visto que eu comecei por, em Setembro, fazer uma publicação sobre a nossa Terra "respirar" -, mas também a nível da cadeira de Cultura Visual, dado o ênfase dado por N. Mirzoeff à fotografia Blue Marble, por nós analisada no início do semestre. 


The Internet Census of 2012

Embora os dados recolhidos para criar esta animação tenham sido obtidos de modo questionável, sendo resultado de uma informação obtida por via de recolhas ilegais por parte de um botnet, apresenta-nos a um reflexo do que é a nossa atualidade, de como estamos todos unidos e somos uma pequena parte desta enorme rede de partilha de informações e de experiências de vida. 

Gostaria ainda de deixar um pequeno desafio para todos vós: a internet é aquilo que nós fazemos dela. Por mais que pareça que não somos nem nunca seremos capazes de mudar a chamada Big Picture, são os pequenos gestos que mudam o mundo, aos poucos. Atrevam-se a fazer pequenos gestos. Pequenos bons gestos, dos quais se orgulhem e que vos deixem felizes.

Convido-vos ainda a visitar o site oficial desta iniciativa e deixo-vos a observar este "pulsar" da rede, este elo de ligação de um mundo ainda não propriamente perdido.

Gustavo Nogueira, 148367

1 comentário:

  1. Grata pela partilha desta visualização da rede que nos une, Gustavo. É impressionante vermos como a tecnologia tem tamanho potencial...

    ResponderEliminar