terça-feira, 19 de dezembro de 2017

O que acontece quando tentamos não usar plástico durante uma semana?

Olá colegas!

Será que têm noção do quanto usamos plástico no nosso quotidiano? Alguma vez pararam para pensar se aquilo que usam para comer, escrever, transportar objetos e/ou comida, é feito de plástico?

Uma autora do site de media online Buzzfeed, decidiu tentar livrar-se de tudo o que é plástico na sua vida, durante uma semana. Podem ver o artigo inteiro aqui.

I learned that one of the first steps to becoming plastic-free was to refuse single-use plastics or disposable items, such as: utensils, cups, straws, food packaging, coffee cups, water bottles, and plastic bags. I also made it a point to try to find plastic-free alternatives to replace my personal care and household items. I categorized Items made with plastic like my phone, computer keyboard, medicine, and protective eyewear as "exceptions" since I'm not necessarily disposing of them.

A autora - Krysten Peck - refere números assustadores como:
  • 8,3 biliões de toneladas métricas de plástico criadas desde os anos 1950 que ainda hoje estão a "flutuar" no nosso ecossistema;
  • Ao preparar-se para desistir do plástico, contou o número de coisas que usava no dia-a-dia que fossem feitas deste componente e concluiu que se tratava de 84!
Peck também sugere algumas plataformas onde nos podemos informar mais sobre este assunto alarmante:
E por fim, deixou alguns conselhos de ouro para quem quiser começar a viver plastic-free:
  1. Coma comida real e não alimentos embalados em plástico. Alimentos processados, comida rápida e comida com conservantes vêm sempre em embalagens de plástico e recipientes. A comida caseira não vem.
  2. Pare de comprar água, refrigerantes, bebidas energéticas, sumos e outras bebidas embaladas em garrafas de plástico.
  3. Não opte pelo plástico de uso singular: diga não aos sacos de plásticos, palhinhas e colheres de café de plástico; utensílios, pratos e copos de plástico; e outros itens descartáveis ​​de plástico.

Se desejarem saber como correu a sua experiência e se ela conseguiu viver sem plástico durante uma semana inteira, aconselho vivamente a irem ver a publicação. Não só me chocou a quantidade de utensílios "normais" que não damos conta serem de plástico, como também me impressionou ser possível optar por viver sem esta dependência.

Ana Mestre
Nº 52399

1 comentário:

  1. Viva, Ana! Grata pela partilha e pelo desafio lançado — há uma série de opções que nos ajudam a superar esta dependência e a consumir produtos mais ecológicos e (de um modo geral!) mais saudáveis. A nossa pegada ecológica faz a diferença!

    ResponderEliminar