Alguns de vocês já devem ter reparado que no site da Feira do Livro deste ano há um projecto cultural destinado aos mais novos. Parece interessante, realçando referências como contadores de histórias, ilustradores, teatro. Por trás disto está a omnipresença do McDonalds, como patrocinador ou "apoiante".
No cartaz apenas existe uma imagem referente à marca e o seu logótipo. As cores e as expressões "happy" são ecos da marca, e a ausência de nome mostra como esta marca se implementou em toda a cultura.
Pior ainda é a facilidade de acesso destas grandes corporações a fazer marketing a crianças. Todos sabemos que a comida do McDonalds não é saudável, mas mesmo assim há esta persistência e insistência de mostrar a felicidade por detrás de um "happy meal", de ganhar uma aproximação de confiança e familiaridade dos consumidores logo desde tenra idade.
Vejam o cartaz aqui.
Andreia Amador
Catarina Gabriel
Rogério Cruz
Ainda não me tinha apercebido desta estratégia de marketing, nem da apropriação que esta multinacional fez de um evento cultural como a Feira do Livro. Quando há muito dinheiro envolvido, existe sempre a possibilidade de elaborar propostas interessantes e criativas. Apesar de as ilustrações (estilo Walt Disney) serem pavorosas, o projeto parece interessante. Como vocês sublinham (gostei da ideia do post de grupo!), as implicações desta iniciativa são cativar o consumidor desde tenra idade para o fidelizar à marca.
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