Esta imagem faz-me pensar nas coisas que compramos hoje em dia e que já vêm com "data de validade". Isto é, compramos um telemóvel que estranhamente só começa a dar problemas quando fica fora da garantia, para cuja reparação nos pedem preços exorbitante e nos levam a comprar de ano a ano (ou de dois em dois anos) telemóveis novos. São os próprios criadores de telemóvel que os constroem com certos "defeito" para que em breve tenhamos a necessidade de comprar um novo. Mas também se pode referir a base do capitalismo. É criar a necessidade, por vezes ilegalmente, para que haja consumo.
Esta vinheta de BD aponta precisamente o facto de que o marketing usa estratégias agressivas e vende depois algo para reparar os danos por si criados. Veja-se, a nível da identidade, a promoção de imagens de perfeição que nos fazem crer estarmos fora de norma e nos levam a consumir o produto maravilha anunciado para comungarmos das suas propriedades mágicas.
Esta imagem faz-me pensar nas coisas que compramos hoje em dia e que já vêm com "data de validade". Isto é, compramos um telemóvel que estranhamente só começa a dar problemas quando fica fora da garantia, para cuja reparação nos pedem preços exorbitante e nos levam a comprar de ano a ano (ou de dois em dois anos) telemóveis novos. São os próprios criadores de telemóvel que os constroem com certos "defeito" para que em breve tenhamos a necessidade de comprar um novo.
ResponderEliminarMas também se pode referir a base do capitalismo. É criar a necessidade, por vezes ilegalmente, para que haja consumo.
Esta vinheta de BD aponta precisamente o facto de que o marketing usa estratégias agressivas e vende depois algo para reparar os danos por si criados. Veja-se, a nível da identidade, a promoção de imagens de perfeição que nos fazem crer estarmos fora de norma e nos levam a consumir o produto maravilha anunciado para comungarmos das suas propriedades mágicas.
ResponderEliminar