A visão é algo tão natural para nós, pois, desde que nascemos, temos a capacidade de ver tudo o que nos rodeia, mas nem toda a gente tem a mesma sorte. Molly Burke é uma influencer de 25 anos, de origem canadiana que foi diagnosticada com "Retinite Pigmentosa", uma doença rara que causa perda de visão.
Contudo, não deixou que a doença a desmoralizasse e por isso decidiu usar a voz e partilhar a sua experiência, para ajudar outras pessoas com problemas idênticos. Logo aos 5 anos, começou a falar em público e nunca mais parou.
Molly partilha também regularmente a sua vida no seu canal de YouTube, onde mostra que a falta de visão não é um entrave. Assim, explica-nos como atravessa este obstáculo, aprendendo estratégias que a ajudam a construir uma "vida normal" — por exemplo, o modo como escolhe um conjunto para vestir, algo que para nós parece simples mas que requer algum esforço da sua parte.
Além do seu cão-guia, que a auxilia diariamente, a tecnologia é a base fundamental para o seu trabalho, como se pode observar no vídeo abaixo. Como a história da Molly, há muitas outras. Gostaria, pois, de vos convidar a ver outros vídeos, incluindo algumas das suas palestras, porque penso ser interessante perceber de que modo Molly ultrapassa o seu problema de visão e a forma otimista como encara cada obstáculo.
Maria João Figueiredo n151225
Interessante este vídeo, pois trata-se de uma campanha publicitária dos produtos da Apple (além do M&M's, representado na almofada no canto médio esquerdo, em ângulo direto com a cabeça da figura feminina). De facto, por definição, um/a 'influencer' é alguém que trabalha de um modo (mais ou menos subtil) para as corporações, em campanhas de marketing baseadas na sua (suposta) experiência de vida. Até os cegos o podem fazer, pois.
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