sábado, 29 de novembro de 2014

Globalização, Igual Para Todos?

Encontrei esta imagem no Tumblr e ri-me, pois achei-a engraçada. Só depois de um pouco é que me apercebi que nela está presente uma crítica à globalização. Lembrei-me do texto da Naomi Klein em que a autora falava do outro lado da globalização, o lado que nós no ocidente geralmente não vemos. É verdade que a globalização está a chegar a muitos pontos do mundo, só que não chega de forma igual a todos eles.
Nesta imagem temos uma família americana à mesa, a fazer uma oração de graça antes da refeição, e é um trabalhador agrícola latino-americano que responde "de nada", pois o que esta família tem na mesa foi cultivado por ele e por outros tantos como ele que trabalham muitas horas e não recebem justamente por isso.
Na semana passada foi Thanksgiving nos Estados Unidos, um dia em que é suposto as pessoas agradecerem pelo que têm, mas a data tornou-se numa corrida ao consumismo; esta imagem circulou com mais força nessa semana, o que não é de admirar...



                                                                                                                                 Maria de Oliveira

1 comentário:

  1. Grata pela partilha, Maria.
    A imagem é, de facto, muito forte, não só porque, neste momento, os EUA já são um país bilingue (há muitos espaços públicos com sinalética em Inglês e Castelhano, por exemplo), como também pelo trocadilho implícito entre "de nada" como resposta formal a um agradecimento (equivalente a "you're welcome") e como referência à penúria em que vive uma parte significativa da população mundial, para o ocidente mantenha os padrões de vida de abundância material em que tem vivido.

    ResponderEliminar