Gostava de partilhar convosco um vídeo com uma palestra da ativista e teórica da cultura Jean Kilbourne sobre a imagem da mulher na publicidade. Kilbourne é internacionalmente reconhecida pelo seu trabalho sobre estes temas, bem como pelos estudos críticos sobre álcool e tabaco nas campanhas publicitárias. Ela também teve um papel importante na introdução da ideia da educação em literacia mediática (media literacy) como forma de solucionar problemas criados pela publicidade de massa.
O vídeo é bastante interessante, pois engloba muitos dos conceitos ligados à publicidade que temos tratado nas aulas, tais como a reificação da mulher e do corpo feminino, os modelos ideais/irreais de beleza, o poder e a artificialidade da imagem, a criação de estereótipos, a violência sexual presente na publicidade, a normalização/trivialização do sexo, entre outros.
Neste vídeo, Kilbourne aponta para os efeitos danosos que este tipo de publicidade causa não apenas na construção da auto-imagem da mulher adulta, mas também na das crianças e adolescentes, que desde muito cedo são “alimentadas” por padrões irreais de beleza e por representações estereotipadas da figura feminina, sempre tratada como inferior e submissa.
Reparem num trecho em concreto do vídeo: os bebés conseguem distinguir logótipos já com 6 messes de idade!
Veronika Troscakova
Grata pela partilha, Veronika!
ResponderEliminarAlém de as ideias-chave por si apresentadas, sublinho os seguintes tópicos: sexualização precoce; trivialização do sexo, que, por outro lado, parece a província exclusiva dos jovens belos; adoção da linguagem da pornografia; impacto das mensagens misóginas na vida das mulheres (auto-estima baixa, depressão, distúrbios alimentares) e normalização da violência contra as mulheres; importância de nos redefinirmos enquanto cidadãos (não consumidores).