terça-feira, 5 de abril de 2016

Star System e universo publicitário

Como ligação à última aula (texto de Judith Williamson, Decoding Advertisements) encontrei esta imagem que sublinha a ligação entre o universo publicitário e o star system.  Aqui há claramente uma transferência de signos meta linguísticos, ou seja, o discurso publicitário vai relacionar o produto pessoas famosas, de modo a que o consumidor se identifique com o objeto comercializado. A nossa referência passa, então, a ser a pessoa famosa que diz usar o produto, e que para ele transfere glamour. Nesta imagem, ao comprarmos este sabonete ficamos mais perto de Rita Hayworth. Reparem como a palavra "mesmo" se encontra sublinhada, dando ênfase ao facto de ser possível usarmos o mesmo sabonete que esta atriz, cujo nome também se encontra em destaque.
Vanessa Silva nº 50449

1 comentário:

  1. Grata, Vanessa, pela sua proposta de leitura, aplicando a proposta teórica a um exemplo interessante (os anúncios mais antigos usam este tipo de estratégia de um modo mais evidente, para nós consumidores contemporâneos, que dispomos de grelhas de leitura sofisticadas).

    ResponderEliminar