segunda-feira, 25 de abril de 2016

Fotografias, Pinguins e Antártida

Ainda no âmbito das discussões que temos vindo a ter nas aulas sobre as alterações climáticas, partilho convosco esta notícia do DN - "Quer estudar pinguins na Antártida? Agora já pode".

Resumidamente, o projetcto "Penguin Watch", coordenado pela Universidade de Oxford, permite que, através do computador, qualquer pessoa possa ajudar a catalogar fotografias de 5 espécies de pinguins da Antártida e ilhas próximas. O objectivo é avaliar a evolução destas colónias e determinar os impactos que as alterações climáticas e outros problemas ambientais têm nestas populações.

A razão pela qual esta iniciativa está aberta a todos quantos queiram participar é simples: a quantidade de imagens disponíveis é simplesmente demasiada para ser analisada pela equipa de biólogos responsáveis. Para terem uma ideia, neste momento estão catalogadas cerca de 3.500.000 de fotografias, graças à participação de mais de 30.000 voluntários.

Caso estejam interessados, podem ler a notícia completa, já aqui referida, e dar uma vista de olhos no site. Cada fotografia leva cerca de um minuto a ser catalogada, e podem fazer quantas quiserem. Fica realizada a boa acção do dia :)

Vítor Duarte, nº 52048

1 comentário:

  1. Grata pela partilha, Vítor. Curiosa a abertura da comunidade científica à colaboração de leigos.
    De facto, o mundo contemporâneo está cheio de oportunidades de participação ;) Vamos meter mãos à obra junt@s?

    ResponderEliminar