domingo, 22 de outubro de 2017

Um som para a vida

Boa noite colegas,


Decidi partilhar convosco uma campanha de sensibilização que foi lançada em Paris, no mês de abril de 2017, pelo Serviço de Segurança Rodoviária em França.

Esta campanha consiste na utilização de billboards que possuem uma câmara e um sensor integrados que permitem detectar peões que atravessam a estrada no sinal vermelho. As máquinas produzem um barulho estridente que imita a travagem brusca de um automóvel, a fim de causar pânico nos infratores. A  câmara ocupar-se-á de capturar o momento e o pavor estampado no rosto dos peões, publicando a fotografia no billboard com a legenda "não corra o risco de ver a morte de frente".

4500 pedestres são mortos ou feridos na área de Paris todos os anos.  No fundo, este simulador virtual de acidente rodoviário procura causar um impacto nas pessoas e alertá-las para que atravessem sempre em segurança, prestando atenção aos semáforos. Considero esta campanha verdadeiramente inovadora e notável, pela forma como desperta para os perigos na estrada. Convido-vos a visualizar o vídeo que aqui deixo.

Beatriz Carvalho
Nº148857

4 comentários:

  1. Excelente iniciativa! Realmente, põe as coisas em toda uma outra perspetiva. Seria importante haver uma iniciativa igual ou parecida a este em Portugal, principalmente nos focos de maior trânsito como na Grande Lisboa!

    Tânia Viegas

    ResponderEliminar
  2. Também pensei nisso! É especialmente nas grandes cidades que ocorrem este tipo de acidentes, principalmente devido à distração das pessoas já "robotizadas" na rotina! Obrigada pelo comentário

    Beatriz Carvalho

    ResponderEliminar
  3. Ao ler este post sobre essa excelente iniciativa, fez-me lembrar que, na parte mais movimentada da minha cidade (Amadora), foi implementado, há poucos meses, algo parecido: no chão foram instaladas umas faixas luminosas que variam entre o verde e o vermelho conforme a luz apresentada pelo semáforo para os peões. O objetivo é evitar acidentes causados pela distração com aparelhos eletrónicos. Qualquer pessoa que vá a olhar para baixo enquanto se distrai com o seu telemóvel, vai ser chamada à atenção pela luz que se encontra no chão, antes de atravessar a passadeira. Ao início, estas luzes não estavam corretamente sincronizadas com o semáforo por uma fração de segundos, mas atualmente já funcionam corretamente e estão acesas tanto de dia como de noite. Mais medidas como esta deviam ser implementadas pelo país para reduzir o número de acidentes com peões. Pessoalmente, como condutora, já me aconteceu ter que travar o carro porque havia peões distraídos com o seu telemóvel a atravessar com sinal vermelho, e por vezes é assustador. Não só é importante que circulemos atentos pelas ruas, mas também é necessário que se tomem medidas como estas.

    ResponderEliminar
  4. Grata pela partilha, Beatriz. De facto, a tecnologia pode, em simultâneo, afastar-nos da realidade (penso nos peões imersos nos telemóveis, como foi referido nos comentários) e alertar-nos para que vivemos num mundo real, onde a carne contra a chapa perde sempre...

    ResponderEliminar