domingo, 22 de outubro de 2017

Kpop_Gender

Bom dia, colegas!
Este post vem no seguimento do que discutimos em aula acerca das revistas femininas e o ideal do corpo feminino perpetuado por elas.


Na Coreia do Sul, e já uma colega falou do assunto aqui no blogue, o mundo do kpop mobiliza todo um país. Um breve resumo: adolescentes juntam-se a uma agência e lá treinam com o objetivo de um dia integrarem ou uma boy band ou uma girl band. Estas agências (e todo o mundo do kpop) são extremamente severas no que toca ao peso dos seus ídolos. Nas imagens abaixo, mostro-vos o ideal de corpo para as meninas que têm, de facto, o objetivo (o sonho) de integrar uma girl band.






Como vos digo, isto é o “normal”. Tudo dependerá muito da altura da rapariga em questão, mas o peso das jovens está sempre entre 40 e os 50 kilos (sendo que uma rapariga com 50 kgs poderá já ser "atacada" por estar gorda). O que acontece, por vezes, por pressão da agência ou por iniciativa própria das jovens, é que muitas delas fazem dietas muito pouco saudáveis, o que leva a que não seja estranho aparecerem nas redes sociais imagens como as que vos mostro a seguir.






A rapariga mostrada na foto chama-se Wendy e é integrante de uma banda chamada Red Velvet. Nasceu em 1994, por isso, tem apenas 23 anos.


Como ela, poderia nomear mais jovens que se submetem a dietas de modo a ficarem mais magras. O problema está no facto de estas bandas terem tantos fãs, nomeadamente meninas pequenas que crescem a achar que isto sim, é ser linda e saudável. 









Rara exceção é o "inverso da moeda". Na foto acima, apresento a jovem Kyla Massie, membro do grupo Pristin, que (por não corresponder a este "ideal de beleza" e se recusar a fazer dieta) inúmeras vezes tem sido atacada pelos fãs do kpop por ser “gorda” e por isso não merecer sequer integrar o grupo. Recentemente, a jovem decidiu fazer uma pausa na sua carreira. Embora a agência alegue que o motivo por detrás da sua decisão tenha a ver com problemas de saúde, não será difícil perceber que toda esta situação deve ter afetado a jovem. É de referir, ainda, que esta menina tem apenas 15 anos (nascida em 2001).


Para concluir deixo-vos com um vídeo em que várias “idols” (como são chamadas no mundo do kpop) falam - num tom muito irónico - acerca das suas dietas e aquilo por que têm que passar de modo a adquirirem o “corpo perfeito”. (para quem tenha interesse deixo aqui o link original)

Mariana Durão

2 comentários:

  1. Olá Mariana, achei a tua publicação extremamente interessante. Embora eu seja um grande fã de música coreana (principalmente de bandas femininas), percebo perfeitamente que o mundo e as regras pelas quais estas bandas se regem é extremamente macabro e absurdo, não só no aspeto sobre as suas dietas, mas também, por exemplo, nas questões da exposição dos membros. Gostaria de abordar o tema das Stellar, banda feminina que alguns de vós se calhar conhecerá. Esta banda em particular teve um percurso muito acidentado, cheio de problemas tanto de nível económicos como de imagem, forçando-as a experimentar conceitos mais eróticos. Deixo-vos com um link para uma entrevista que foi feita às integrantes da banda, que falam um pouco sobre como se sentiram com todo o seu percurso desde que se formaram até 2015, ano em que lançaram a sua música Vibrato.

    https://www.allkpop.com/article/2015/07/stellar-honestly-open-up-about-why-they-had-no-choice-but-to-go-the-sexy-route

    Deixo, também, o link para a música Vibrato, para vocês poderem retirar as vossas próprias conclusões sobre a imagem que é passada https://www.youtube.com/watch?v=pOmTdFpIDX8
    O resto de um bom fim de semana para todos!

    ~Gustavo Nogueira

    ResponderEliminar
  2. Grata pela discussão aqui encetada que, como já tive oportunidade de referir num comentário anterior, me abre a porta de um novo mundo. É para mim perturbador ver como os limites entre bonecas (aliás, apresentadas no vídeo da Vibrato) e mulheres-meninas se esbate neste universo; também a hiper-sexualização do corpo feminino me faz espécie... Cultura da distração no seu pior, diria.

    ResponderEliminar